EventosNotíciasPorto Alegre

Ospa apresenta concerto protagonizado por quatro mulheres

Espetáculo "O Pássaro de Fogo" acontece no sábado (16)

Neste sábado (16), a Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA) apresenta o concerto “O Pássaro de Fogo”, protagonizado por quatro mulheres que são referências em seus campos. A orquestra estará sob regência da italiana Teresa Satalino. Para executar uma obra de Carl Maria von Weber, a Ospa recebe a fagotista francesa Sophie Dervaux. Outra peça, de Richard Strauss, reunirá sobre o palco, como solistas, a fagotista da Ospa Ange Bazzani e a clarinetista da Ospa Ariane Rovesse. A apresentação ocorre às 17h, na Casa da OSPA.

Sophie Dervaux, jovem solista reconhecida internacionalmente e fagote solista da Filarmônica de Viena, desembarca em Porto Alegre nesta semana para executar o solo do “Concerto para Fagote em Fá Maior”, de Carl Maria Von Weber (1786 – 1826). A composição, de 1811, possui traços teatrais, momentos virtuosísticos e explora, especialmente em seu último movimento, a capacidade dramática do fagote.

A Ospa estará sob a regência de Teresa Satalino, que tem colaborado com orquestras do porte da Concertgebouw e da orquestra do Teatro alla Scala.

Fagote solista da Ospa, Ange Bazzani valoriza o destaque dado às quatro mulheres neste concerto. Neste sábado, além de apresentar-se como solista, ela também conversa com o público sobre o repertório do concerto antes do início da apresentação. A palestra, dentro da série Notas de Concerto, ocorre às 16h, na Sala de Recitais.

Ao lado da premiada musicista mineira Ariane Rovesse, que integra o naipe de clarinetes da Ospa desde 2022, Ange é solista do “Dueto Concertante para Clarinete e Fagote”, de Richard Strauss (1864 – 1949). A obra, de 1947, é baseada na “Odisseia”, de Ho

Na segunda parte do concerto, as solistas deixam o palco e a Orquestra se volta a duas obras do século XX. Primeiro, a OSPA executa “Orawa”, do polonês Wojciech Kilar (1932 – 2013), compositor que assinou algumas das trilhas mais influentes do cinema, como “Drácula”, “O Pianista” e “A lista de Schindler”. Estreada em 1986, “Orawa” é uma peça para cordas na qual o compositor mantém uma atmosfera de tensão do início ao fim. Kilar inspirou-se no folclore da região montanhosa de seu país natal.

Para encerrar o concerto, a Orquestra interpreta “O Pássaro de Fogo”, o primeiro balé que surgiu da célebre parceria entre Igor Stravinsky (1882 – 1971) e a companhia “Ballet Russes” de Sergei Diaghilev. A obra é baseada em um conto popular russo no qual um príncipe captura o “pássaro de fogo”. Com a ajuda do animal mítico, o príncipe enfrenta um rei maligno, libertando as princesas que ele mantinha em cativeiro.

Concerto da Série Casa da OSPA – O PÁSSARO DE FOGO

  • SÁBADO, 16 DE SETEMBRO DE 2023
  • Início do concerto: às 17h. Palestra Notas de Concerto: às 16h, com Ange Bazzani.
  • Onde: Casa da OSPA (CAFF – Av. Borges de Medeiros, 1.501, Porto Alegre, RS).
  • Ingressos: de R$ 10 a R$ 50. Descontos: ingresso solidário (com doação de 1kg de alimento), clientes Banrisul, Amigo OSPA, associados AAMACRS, sócio do Clube do Assinante RBS, idoso, doador de sangue, pessoa com deficiência e acompanhante, estudante, jovem até 15 anos e ID Jovem.
  • Bilheteria: via Sympla ou na Casa da OSPA no dia do concerto, das 12h às 17h.
  • Estacionamento: gratuito, no local.
  • Classificação indicativa: não recomendado para menores de 6 anos.
  • Transmissão ao vivo: canal da OSPA no YouTube.

Botão Voltar ao topo