Rio Perequê recebe ação de limpeza no Dia Mundial da Limpeza

Projeto Limpeza dos Mares mobiliza voluntários para retirar resíduos do rio que divide Porto Belo e Itapema, em Santa Catarina

O Dia Mundial da Limpeza, celebrado neste sábado (16), terá uma etapa especial do projeto Limpeza dos Mares, que visa retirar resíduos do fundo e das margens do rio Perequê, que divide os municípios de Porto Belo e Itapema, em Santa Catarina. A iniciativa é promovida pela Associação Náutica Brasileira (ACATMAR), Mundo Mar e Acquanauta Floripa, com o apoio de diversas entidades e empresas.

Uma forma de contribuir para um mundo mais sustentável

O projeto Limpeza dos Mares faz parte oficialmente do Dia Mundial da Limpeza, que reúne milhões de voluntários, governos e organizações em 197 países e territórios. O objetivo é enfrentar a crise global de resíduos mal geridos e ajudar a criar um mundo novo e mais sustentável. “Esta é mais uma ação para conscientizar as pessoas do quão importante é o descarte correto dos resíduos e, principalmente, para comunidade local, que vive as margens do rio e usufrui desta natureza”, afirma Michele Castilho, coordenadora do projeto.

A ação será realizada em três locais simultaneamente – o balneário Perequê, a foz do rio Perequê e o Parque da Lagoa do Perequê. Os voluntários poderão participar mergulhando no rio ou limpando as margens e a praia. Segundo Leandro ‘Mané’ Ferrari, idealizador do projeto e presidente da ACATMAR, o envolvimento das crianças é fundamental para o sucesso da iniciativa. “Por isso fazemos questão de ações paralelas de conscientização. Durante esta semana, a equipe do Limpeza dos Mares realizará palestra para alunos das escolas municipais da região”, explica.

Uma honra receber esta importante ação

Para Francis Pinheiro Presidente da Fundação do Meio Ambiente de Porto Belo (FAMAP), receber o projeto Limpeza dos Mares é uma honra. “A mudança começa em nossos lares e se estende até a foz do Rio Perequê. E unir a comunidade ao evento é muito significativo”, diz.

Foto: Divulgação

As inscrições para participar da ação estão abertas e podem ser feitas gratuitamente através do site www.limpezadosmares.com.

O Limpeza dos Mares é uma realização da ACATMAR. Mundo Mar e Acquanauta Floripa e conta com o patrocínio mantenedor do Fort Atacadista.

O apoio a esta etapa é da Prefeitura Municipal de Porto Belo, por meio da FAMAP – Fundação Municipal do Meio Ambiente, Parque Natural Municipal Lagoa do Perequê. Também conta com apoio institucional da Capitania dos Portos de SC, CDL de Porto Belo, Polícia Militar Ambiental SC, ICMBio, Corpo de Bombeiro Militar de SC e Programa Bandeira Azul, além do apoio oficial das empresas Boatlux, Marina Atlântida Jet, Régis Despachante e Escola Náutica, Água Rara, TransAcácio, Soamar, Netuno Geradores e Iate Clube Veleiros da Ilha e Sanautica.

SERVIÇO

SOBRE O PROJETO:

O Limpeza dos Mares começou em 2014, é realizado em águas, praias, costões, rios e lagoas e já retirou ao todo mais 140 toneladas de resíduos.

Parte deles é reciclado e transformado em utensílios domésticos, que são vendidos para custear o projeto. Durante 10 anos de existência, mais de 10 mil voluntários participaram das etapas e o projeto realiza ainda palestras nas escolas e comunidades ribeirinhas, além de exposições do lixo retirado do fundo dos mares.

O projeto nasceu em Santa Catarina e já atravessou o Oceano Atlântico – na Itália e na Espanha realizou palestras e ações conjuntas com entidades co-irmãs
Saiba mais em: www.limpezadosmares.com.

Sair da versão mobile