Rodeio Campeiro agita a Semana Farroupilha de Canoas
Competições de laço e gineteada reúnem tradicionalistas de todo o Estado no Parque do Gaúcho
Início das provas
A 29ª Semana Farroupilha de Canoas começou com muita adrenalina e emoção na Cancha de Tiro de Laço, no Parque do Gaúcho, localizado no Parque Eduardo Gomes (Parcão), no bairro Fátima. Na manhã desta sexta-feira (15), as provas de laço nas modalidades de Laço Vaqueano, Veterano e Patrão deram início ao Rodeio Campeiro, que segue até domingo (17) com diversas atrações.
Os primeiros troféus foram conquistados por Roberto Amorin, 73 anos, do Piquete Laçadores da Amizade de Nova Santa Rita, que venceu as categorias Laço Vaqueano e Veterano. “Dedico a minha vida laçando em rodeios por todo o nosso Rio Grande. Já faz 40 anos que participo de provas em rodeios”, afirmou. O Laço Veterano também ficou com Lutero Antônio Rodrigues, 65 anos, de Dom Pedrito. O Vaqueano também contemplou Antônio Almeida, 74 anos, do bairro Estância Velha, de Canoas. Já o 1º lugar da modalidade Laço Patrão ficou com Elbio Fontoura, 67 anos, do bairro Rio Branco.
Programação do final de semana
No sábado (16), as competições iniciam às 8h e no domingo (17), às 7h, e seguem até a meia-noite, com as provas de Gineteada e Vaca Parada. A grande final da Taça Farroupilha, modalidade em dupla que iniciará a competição no sábado, vai premiar os ganhadores no domingo. “A nossa expectativa é de contar com mais de 300 participantes oriundos de todo o Rio Grande do Sul”, declarou Igor Scherdien, diretor da 12ª Região Tradicionalista do Estado e responsável pelos rodeios durante a 29ª Semana Farroupilha de Canoas.
Além da Taça Farroupilha, será realizado, neste sábado, a partir das 12h, o Rodeio Inclusivo, que contará com a participação de pessoas com deficiência. Às 14h, acontecerá a modalidade Laço Individual.
Solidariedade
Com objetivo de auxiliar as famílias atingidas pelos fortes temporais que atingiram o Estado nos últimos dias, durante toda a programação da 29ª Semana Farroupilha de Canoas será feita a campanha de arrecadação de alimentos não perecíveis. As doações podem ser entregues no ponto de coleta da sede da AETC.