O espetáculo O Reino Infante estreia em duas apresentações no Teatro Bruno Kiefer, na Casa de Cultura Mario Quintana, em Porto Alegre, nos dias 23 e 24 de setembro, às 20h, com entrada franca e com tradução em LIBRAS. A montagem do Grupo ATritO de Teatro é realizada com recursos do Pró-Cultura RS FAC.
Criada em 2019 como resultado da oficina para adolescentes da Cômica Cultural, produtora de Porto Alegre, a montagem apresenta o drama da rainha que decreta a infância permanente de seus súditos.
A rainha Infanta está passando por problemas e se apega a ideias estapafúrdias – como acreditar que pode induzir todos a uma infância sem responsabilidades. Em meio ao povo confuso e à líder que não entende suas responsabilidades, surge uma vilã com sede de poder: Perversa, que arma um plano para tomar a coroa de Infanta e submeter a comunidade ao autoritarismo extremo. Neste contexto, uma trupe de palhaços chega à cidade, apresentando novas perspectivas para ela e para a população.
Utilizando a linguagem da Commedia Dell’Arte, a peça faz uma provocação-convite ao brincar como alternativa à sisudez enquanto instrumento de percepção do mundo.
Com dramaturgia original de Fernanda Moreno, a montagem resgata formas, andares, comportamentos e representações que remontam aos séculos XVI e XVII, estabelecendo um diálogo entre o teatro popular surgido ao final da Idade Média e o contemporâneo, ao tocar inquietações que atravessam os sujeitos desde muito tempo.
O Reino Infante apresenta trabalho corporal baseado no clown, com elementos circenses. A trilha sonora é feita ao vivo, com parte do elenco tocando instrumentos e cantando canções originais, compostas especialmente para o espetáculo.
A corte de Infante é constituída por cenário multifuncional. Os figurinos divertidos e cheios de cor foram feitos exclusivamente para o projeto.
Voltada para adolescentes, a peça recebeu o prêmio Escritas Femininas em Cena – Dramaturgias, promovido pela Secretaria Municipal de Cultura e Lazer de Rio Grande.
O REINO INFANTE
- Quando: 23 e 24 de setembro
- Horário: 20h
- Local: Teatro Bruno Kiefer – 6º andar Casa de Cultura Mário Quintana – Rua Andradas 736, Centro Histórico.
- Entrada franca* (Distribuição de senhas, por ordem de chegada)
- Classificação: Livre