Orquestra Jovem UCS LionsEduC faz concerto no UCS Teatro neste sábado (30)
A Orquestra Jovem UCS LionsEduC estará no palco do UCS Teatro no sábado, 30 de setembro, às 10h30. Com entrada franca, o público poderá conhecer as habilidades de jovens de 10 a 14 anos que têm aulas desde outubro do ano passado através de uma iniciativa do LionsEduC em parceria com o Setor Cultural da Universidade de Caxias do Sul e a Escola de Música da UCS.
Concerto
O concerto começa com uma abertura didática, quando são executados trechos de músicas, seguindo com um repertório que inclui O Marisco/Trem de Ferro, Frère Jacques (Tradicional); Brilha, Brilha Estrelinha (Tradicional); Finlândia (J. Sibelius); Conversations (Lee Ewing); Cânone em Ré (J. Pachelbel); Greensleeves (Tradicional); Instinct (Brian Balmages); e Bella Ciao (Tradicional).
Oficinas gratuitas
Formada por 50 jovens de 10 a 14 anos, a Orquestra Jovem UCS LionsEduC investe na formação dos estudantes através oficinas gratuitas de musicalização, teoria musical, aulas de instrumentos e prática de orquestra para instrumentos como flautas, violinos, violas, violoncelos e contrabaixos. As apresentações nas escolas e agora esta, no UCS Teatro, integram o processo formativo dos integrantes da Orquestra.
O projeto de formação e apresentação dos jovens músicos segue diferentes etapas. A fase atual conta com os próprios alunos envolvidos nas apresentações, demonstrando domínio teórico e prático nas atividades. As apresentações são inclusivas, contando com intérprete de libras. Depois do concerto no UCS Teatro, a Orquestra também estará na 39ª Feira do Livro de Caxias do Sul, dia 11, às 16h.
A concepção da Orquestra Jovem mobilizou profissionais da área musical vinculados à UCS Orquestra e Escola de Música da UCS com apoio do curso de licenciatura em Música da UCS. A coordenação pedagógica é do professor Fábio Alves e a iniciativa se insere nas atividades realizadas pelo UCS Cultural, com a coordenação de Moacir Lazzari, e pela Escola de Música da UCS, que tem a coordenação do professor Vitor Manzke. A produção executiva e cultural é de Flor Nieto e da equipe da Lynch Gestão Cultural.