Miseri Coloni faz estreia dia 11 de outubro no UCS Teatro
O grupo Miseri Coloni estreia o espetáculo Miseri Coloni dá Voz ao Silêncio, no dia 11 de outubro, às 20h, no UCS Teatro, em Caxias do Sul, com entrada franca. A 11ª peça homenageia os 150 anos da imigração italiana, que vai acontecer em 2025. Dentre os silêncios impostos neste período, a peça lembra os 100 anos do surgimento de Nanetto Pipetta no jornal “Staffetta Riograndense”, e a representatividade deste personagem para o fundamento da literatura do talian.
O público do espetáculo vai receber uma edição reeditada do jornal de 23 de janeiro de 1924, no qual consta o primeiro texto Vita e Storia de Nanetto Pipetta com a inclusão dos fatos históricos e das canções apresentadas na peça. O projeto tem financiamento do ProCultura da SEDAC – Secretaria de Estado da Cultura – RS, com verba conquistada via Edital nº 16/2021 a Arte do Espetáculo, do FAC – Fundo de Apoio à Cultura.
História
O dramaturgo Jorge Rein escreveu o texto da obra, focada no contexto dos anos 1920 e 1930, onde ocorreram as comemorações do Cinquentenário da Imigração Italiana, em meio a situações de conflitos e disputas políticas entre Ximangos e Maragatos no Rio Grande do Sul e a chegada ao poder do fascismo na Itália tendo o desfecho com a Segunda Guerra Mundial. E dentro disso os imigrantes italianos fazendo sua história, com marcas importantes que permanecem vivas até hoje.
O diretor do espetáculo, Fábio Cuelli, explica que a montagem teatral reúne relatos pessoais dos integrantes do Miseri Coloni e a partir deles foram reconstruídos fatos históricos.
Os ingressos podem ser acessados no link https://bit.ly/ingressosmiseri