Brasil lidera discussão sobre a crise no Oriente Médio no Conselho de Segurança da ONU

O Ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, presidirá uma reunião crucial do Conselho de Segurança da ONU para discutir a situação no Oriente Médio

Brasil na liderança – O Brasil convocou e presidirá uma reunião do Conselho de Segurança da ONU nesta sexta-feira em Nova York. O Ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, estará à frente do encontro.

Foco na crise humanitária

A reunião, que começará às 10h (horário local), terá como foco a situação humanitária na Faixa de Gaza, as ameaças à segurança e à paz mundial e as consequências do conflito no Oriente Médio.

Apelo à comunidade internacional

Na quarta-feira, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez um apelo ao secretário-geral da ONU, António Guterres, e à comunidade internacional para defender as crianças palestinas e israelenses afetadas pelo conflito.

Presidência rotativa do Brasil

O Brasil assumiu a Presidência rotativa do Conselho de Segurança da ONU em outubro. O país ocupa uma das 10 vagas do Conselho para membros não permanentes, com um mandato que se estende até o final deste ano. Além disso, o Brasil é um dos maiores participantes entre os membros não permanentes do Conselho de Segurança das Nações Unidas, ficando atrás apenas do Japão.

Sair da versão mobile