GeralSaúde

Dia Mundial de Combate à Poliomielite: Um Mundo Sem Polio

Dia 24 de outubro é o momento para destacar os esforços globais na erradicação desta doença debilitante

O Dia Mundial de Combate à Poliomielite é lembrado no dia 24 de outubro – uma ocasião importante para destacar os esforços globais na erradicação desta doença debilitante. A Poliomielite, também conhecida como paralisia infantil, já foi uma epidemia global, mas graças a campanhas de vacinação em massa e a dedicação de profissionais de saúde em todo o mundo, foi possível controlar a doença.

Para quem não sabe, a poliomielite é uma doença contagiosa causada pelo poliovírus expelido por fezes ou secreções de crianças e adultos infectados, sintomáticos ou não. Nos casos graves, em que acontecem paralisias musculares, os membros inferiores são os mais atingidos, porém, os músculos respiratórios também podem ser impactados, levando a óbito.

O progresso na erradicação da poliomielite tem sido notável. Desde o início da GPEI em 1988, os casos de poliomielite diminuíram. No entanto, ainda existem áreas em alguns países onde a doença persiste, e é fundamental manter os esforços até que a poliomielite seja erradicada completamente.

Contudo, a especialista em vacinas da Prevenção Vacinas Chapecó e presidente do Conselho de Administração da Associação Brasileira das Clínicas de Vacinas (ABCVAC), Fabiana Funk, alerta que nos últimos anos houve a queda na cobertura vacinal. O último ano em que a cobertura entre menores de 1 ano atingiu o patamar mínimo de 95% foi 2015. Desde então, os números caíram de forma progressiva até chegarem a apenas 70% em 2021.

Fabiana Funk – Foto: Divulgação

De acordo com a especialista, a imunização ainda é a única forma eficiente de prevenir a poliomielite, uma vez que, mesmo não apresentando sintomas, o indivíduo infectado ainda pode transmitir o vírus, contaminando a água e os alimentos.

Fabiana ressalta que a data é uma oportunidade para reconhecer o trabalho árduo e a dedicação de todos aqueles que trabalham incansavelmente para vacinar crianças em todo o mundo. Também é um momento para destacar a importância contínua da vacinação e o compromisso de alcançar um mundo livre da poliomielite. “A adesão das pessoas e o apoio do público desempenham um papel fundamental na luta contra a poliomielite”, finaliza.

Botão Voltar ao topo