Uma das datas mais importantes para o varejo brasileiro, responsável por aquecer as vendas em vários setores, a Black Friday também aumenta as vendas de beleza premium no Brasil. Segundo dados da Circana – empresa global de data tech para análise do comportamento de consumo – novembro de 2022 foi o segundo mês do ano com mais vendas no segmento.
Cerca de 14% de todas as vendas do ano passado foram realizadas no período. Se comparado ao ano anterior, houve um crescimento de quase 20%. Para Felipe Martins, gerente de Contas da Circana, a característica de divulgação das promoções no canal online fez com que o e-commerce apresentasse um crescimento acima da média. “As vendas pela internet representaram um crescimento de 28%, quando comparadas ao ano de 2021. Ao todo, as compras online representaram 44% de todas as vendas no mês novembro. Para efeito de comparação, o canal online fechou o ano de 2022 com a participação de cerca de 30% das vendas do segmento”, afirma.
A categoria que teve mais destaque durante a Black Friday de 2022 foi a de fragrâncias femininas, que registou um aumento de 41% em relação mesmo período de 2021. A segunda mais vendida foi a categoria de maquiagem, apresentando um crescimento de 26%, seguida pela categoria de fragrâncias masculinas, que obteve aumento de 23% nas vendas.
Ainda que o canal online tenha apresentado uma desaceleração em 2023, segundo Felipe, há uma boa expectativa para a Black Friday no setor. “Entendemos que o mês de novembro seja, mais uma vez, importante para as vendas dos produtos de beleza premium no Brasil, especialmente para o e-commerce do setor”, finaliza.