O Praça Rio Grande , em Rio Grande, sediará de 17 a 26 de novembro, uma exposição de máscaras africanas confeccionadas por pacientes em tratamento nos CAPS AD e Conviver. A exposição, que tem o tema “Aworan – Dara Aye” (arte por um mundo melhor), é uma iniciativa em alusão ao Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro.
As máscaras africanas são símbolos ritualísticos importantes, com o poder de aproximar as pessoas da espiritualidade e forças mágicas. Aqueles que vestem as máscaras, transformam-se em representações de antepassados, espíritos, animais e deuses. A presença da forma humana nas máscaras identifica a preocupação com os valores éticos, morais e religiosos.
A exposição convida à uma reflexão sobre a importância dos povos e da cultura africana na construção social e cultural brasileira, além das lutas e resistências da população negra contra o racismo e a discriminação. Ela também é uma oportunidade de conhecer o trabalho dos pacientes dos CAPS AD e Conviver, que se dedicam às artes como forma de terapia e expressão.
A exposição “Aworan – Dara Aye” pode ser visitada gratuitamente no Praça Shopping, de segunda a sábado, das 10h às 22h, e aos domingos, das 14h às 20h.