GeralOpiniãoRio Grande do Sul

A Epopeia Tributária de Vanazzi: Geoprocessamento, a Guerrilha do IPTU

Por: JOÃO DARZONE – ADVOGADO E ESCRITOR

Cidadãos e cidadãs, companheiros de luta contra a selvageria tributária, escutem a saga que se desenrola como farsa nas ruas de nossa amada metrópole! O Comandante Vanazzi, o Che dos tributos, o Fidel das finanças, em sua mais recente revolução cartográfica, decretou: “¡Hasta la victoria del IPTU!”

Numa reunião mais carregada de suspense que novela das nove, o prefeito, ladeado por seus fiéis escudeiros – o secretário-geral de Governo, o superintendente de Urbanismo e o emissário dos mapas digitais –, ergueu sua caneta como quem empunha um charuto cubano e proclamou o início da era do geoprocessamento. “Se avança”, ele deve ter sussurrado, “se não, retrocede-se para ajustar o IPTU.”

O geoprocessamento, essa ferramenta de vigilância que nem Orwell ousou imaginar, promete mapear cada centímetro de nossa existência cimentada. “Se tremes de indignação perante a injustiça, então somos camaradas”, e trememos, oh sim, perante essa injustiça tributária que nos mapeia, nos mede e nos taxa!

Ah, e que dizer da PEC 45/2019? Esse Golpe de Estado fiscal que permite ao nosso querido líder ajustar o IPTU “com a suavidade de um elefante numa loja de porcelana”. Se for alterada em dezembro de 2023, o Prefeito Municipal terá o poder de alterar a Planta de IPTU sem precisar passar pela Câmara Municipal, o deixa o contribuinte a total mercê do Executivo Municipal que estará armado com mapeamento via satélite…

Foi aprovada enquanto o povo distraído debatia se a Terra é plana ou não, deixando nosso prefeito repetir com gosto: “O verdadeiro revolucionário é guiado por grandes sentimentos de amor… ao dinheiro público.”

Preparem-se, pois cada adição não declarada em vossas residências será um foco revolucionário descoberto e taxado.

Vanazzi, em sua infinita sabedoria de estrategista tributário, está prestes a lançar sua nova divisa: “Sejam realistas, peçam o aumento do IPTU!”

E assim, enquanto nosso Comandante fiscal prepara seus drones de mapeamento, como os barbudos se prepararam em Sierra Maestra, ele nos lembra: “O revolucionário verdadeiro é guiado por grandes sentimentos de… receita!”

Cada jardim, cada piscina, cada varanda, agora sob o olho que tudo vê do satélite, irá contribuir para a grande causa: a arrecadação sem fronteiras.

Quando o carnê do IPTU bater à sua porta, lembre-se das palavras imortais de Che: “Prefiro morrer de pé, a viver ajoelhado… diante do carnê do IPTU.”

E enquanto pagamos, sonhemos com o dia em que diremos: “Até a vitória, sempre… contra o aumento do IPTU!”

Portanto, ergam suas vozes, não suas bandeiras – a tinta é mais cara – e marchem contra essa onda tributária que nos ameaça. Lembrem-se sempre, camaradas: na luta contra o aumento do IPTU, a única derrota é não lutar.

Nossa arma será um sorriso diante do carnê e um grito no coração:

“Viva la revolución… tributaria!


*Texto Inspirado pela matéria do portal ABC Mais, que anuncia o advento do mapeamento via satélite de São Leopoldo, visualizamos um novo horizonte. https://www.abcmais.com/brasil/rio-grande-do-sul/sao-leopoldo-vai-ganhar-mapeamento-via-satelite/

Botão Voltar ao topo