Porto AlegreSaúde

Santa Casa de Porto Alegre anuncia integração com a Rede Einstein de Oncologia e Hematologia

Evento realizado nesta quinta-feira (14/12) também marcou o início do processo de operacionalização do Centro de Oncologia do Hospital Nora Teixeira

As unidades de tratamento de câncer da Santa Casa de Porto Alegre agora passam a integrar a Rede Einstein de Oncologia e Hematologia, para troca de conhecimento, inovações, tecnologias e protocolos assistenciais na área, além de boas práticas de gestão. Com o intercâmbio de informações e experiências, a integração irá ampliar as possibilidades de atuação dos profissionais da Santa Casa nos atendimentos de pacientes do Hospital Santa Rita, unidade especializada em oncologia da instituição, e do Centro de Oncologia do Hospital Nora Teixeira.

A Santa Casa é a primeira organização de saúde do Rio Grande do Sul a integrar a Rede Einstein de Oncologia e Hematologia, presente também em outros cinco estados brasileiros. “Somos referência no atendimento de alta complexidade e em sinergia com a importância da responsabilidade social que desempenhamos na sociedade. Essa conexão será primordial, não só para ampliar nossa qualidade de atendimento, mas especialmente para o desenvolvimento de novas práticas e protocolos para a prevenção e o tratamento do câncer, unindo capacidade científica e o que há de mais atual em alta tecnologia para o atendimento dos nossos pacientes”, destaca o diretor Médico e de Ensino e Pesquisa da Santa Casa, Antonio Nocchi Kalil.

Além de permitir o aprimoramento das práticas médicas e assistenciais na área de oncologia, a integração será fundamental na promoção de atividades de ensino e pesquisa, com a possibilidade de realização conjunta de estudos clínicos. A partir da experiência de ambas as organizações, o objetivo é trabalhar pelo desenvolvimento técnico-científico do tratamento oncológico, contribuindo para o aperfeiçoamento dos serviços de saúde em todo país. Seja por meio de reuniões presenciais ou videoconferências, o intercâmbio acadêmico também possibilitará a discussão de casos complexos ou novos casos de câncer, bem como o debate de atualizações acadêmico-científicas entre os profissionais das duas organizações.

Ao se integrar à Rede Einstein de Oncologia e Hematologia, a Santa Casa também traz para o Rio Grande do Sul acesso a protocolos assistenciais de quimioterapia, transplante de medula óssea, radioterapia, cuidados paliativos e oncogenética definidos pelo Hospital Israelita Albert Einstein.

“O Einstein busca promover acesso a uma saúde de qualidade para cada vez mais pessoas e vem ampliando a sua atuação em oncologia e hematologia por meio de iniciativas que unem assistência, ensino e pesquisa. Essa é uma oportunidade de compartilharmos o conhecimento e expertise adquiridos ao longo dos anos com profissionais do Rio Grande do Sul, sempre alinhados à missão de oferecer o melhor atendimento aos pacientes”, explica o diretor Médico do Centro de Oncologia e Hematologia Einstein, Sérgio Araújo.

Centro de Oncologia do Hospital Nora Teixeira

Focado no atendimento de pacientes particulares e de convênio, o Centro de Oncologia do Hospital Nora Teixeira, viabilizado pela Família Irineu Boff, teve o início da sua operação formalizada nesta quinta-feira (14/12).

Localizado no segundo andar do Hospital Nora Teixeira, o Centro de Oncologia se destaca por unir a qualidade assistencial característica da Santa Casa com o que há de mais atual em tecnologia para o tratamento de câncer no mundo. “A oncologia no Rio Grande do Sul passa a contar agora com um dos mais modernos centros de tratamento na área, com acesso à expertise da Rede Einstein de Oncologia e Hematologia e uma estrutura assistencial única”, frisa o diretor médico do Hospital Nora Teixeira, Fernando Lucchese.

Entre os diferenciais do novo Centro de Oncologia, destacam-se:
Sistema de biópsia por estereotaxia ou tomossíntese: o Centro de Oncologia do Hospital Nora Teixeira é a primeira organização do Sul do país a oferecer um sistema que permite a realização de biópsias 2D ou 3D, através da tomossíntese, que melhora a definição, a precisão e o tempo da biópsia, além de reduzir consideravelmente a exposição à radiação. Além de proporcionar maior facilidade, precisão e agilidade aos profissionais, o sistema oferece maior qualidade e conforto aos pacientes.

Sistema de radiografia Trident HD: solução de última geração para análise de imagens nítidas e altamente detalhadas para verificação de amostras diretamente da sala de cirurgia ou de procedimento ambulatorial. As imagens oferecem a qualidade necessária para tomada de decisões rápidas, proporcionando maior agilidade e segurança para a equipe médica e assistencial.

Sistema de resfriamento capilar: a touca de crioterapia capilar consiste em um procedimento de resfriamento do couro cabeludo que evita ou reduz a queda de cabelo induzida pela quimioterapia. Manter o cabelo durante o processo de quimioterapia pode proporcionar um impacto positivo na autoestima do paciente e na sua relação com o tratamento e a cura, mantendo sua privacidade e confiança durante o tratamento quimioterápico.

Equipamentos de ultrassonografia de última geração: tecnologia que garante maior qualidade aos procedimentos, bem como a entrega de resultados mais ágeis e com exatidão, a exemplo da precisão clínica com a Biópsia Prostática de Fusão de Imagem, que utiliza as imagens de tomografia ou ressonância magnética para identificação de lesões na próstata.

Hospital Santa Rita

Referência em prevenção, diagnóstico e tratamento na área oncológica, o Hospital Santa Rita é responsável anualmente por mais de 130 mil atendimentos ambulatoriais, cinco mil internações e oito mil procedimentos cirúrgicos na área. Em sua estrutura, conta com um Centro de Prevenção de Câncer e um Centro Multidisciplinar de Pesquisa Clínica, além do maior parque radioterápico do Brasil. Equipado com tecnologias de ponta e uma equipe multiprofissional altamente qualificada e especializada, também possui serviços de diagnóstico de imagens moleculares – PET CT e Medicina Nuclear.

Lideranças

Com a presença do provedor da Santa Casa, Alfredo Englert, e demais integrantes da direção executiva da organização, os atos também foram prestigiados por lideranças do Einstein. Entre eles, Álvaro Caetano (Diretor de Serviços de Oncologia Einstein); Sérgio Araújo (Diretor Médico do Centro de Oncologia e Hematologia Einstein) e Fernando Maluf (Membro do Comitê Gestor do Centro de Oncologia e Hematologia Einstein), entre outros diretores.

Botão Voltar ao topo