Manter uma alimentação balanceada pode ser mais simples – e saboroso – do que parece. Porém, a mudança deve ser gradativa, reformulando a rotina com novos padrões.
De acordo com Cintya Bassi, supervisora de nutrição do São Cristóvão Saúde, “hábitos alimentares equilibrados não excluem nenhum alimento. Porém, é importante que 80% das refeições sejam baseadas em alimentos naturais, frescos e saudáveis. Nos 20% restantes, podemos encaixar nossas preferências, seja um chocolate, bolo ou pizza, sempre lembrando de respeitar a saciedade e evitar o exagero”.
Principais desafios
Quebrar hábitos exige disciplina e rotina, o que nem sempre é confortável. “Precisa ser uma decisão, pois se quiser contar apenas com a vontade ou motivação para perder peso e ganhar qualidade de vida, as chances de desistência são grandes”, ressalta a especialista.
Dentre os principais desafios acompanhados por nutricionistas, estão os alimentos processados e industrializados, que além de agradarem ao paladar de muitos, são práticos e de fácil acesso. “Porém, são bastante calóricos e contém muitos ingredientes que prejudicam a saúde”, sinaliza a nutricionista.
Com um acompanhamento nutricional, é definido um planejamento alimentar saudável que inclui nutrientes fundamentais ao bem-estar físico e mental, atendendo necessidades individuais e com cronograma personalizado. Consulte uma nutricionista para definir horário de refeições, pausas para lanche, considerando seus intervalos. Assim, sua rotina ficará organizada e sem deficiência de nenhum nutriente, que possa acarretar em outras complicações.