Cidades do RSNotícias

Canoas recebe duas novas estações metereológicas

Equipamentos foram instalados na EMEI Anisio Spinola Teixeira e na EMEF Ministro Rubem Carlos Ludwig

Duas novas estações meteorológicas automáticas entraram em operação em Canoas. A primeira delas no bairro Guajuviras, na EMEI Anisio Spinola Teixeira, e a segunda na EMEF Ministro Rubem Carlos Ludwig, no Mathias Velho. Os equipamentos profissionais foram instalados por uma empresa especializada na manhã desta quarta-feira (3).

As informações geradas em tempo real serão determinantes para estudos de monitoramento e acompanhamento do tempo e do clima por parte da Prefeitura. As estações meteorológicas serão úteis para a Defesa Civil, a fim de planejar ações e atividades, de forma preventiva, a fim de mitigar danos causados por eventuais fenômenos naturais.

O secretário adjunto do Escritório de Resiliência Climática (Eclima), Igor Sousa, destaca os tipos de informações que são obtidas por meio das estruturas. “As estações possuem sensores que conseguem medir a umidade e temperatura do ar, a pressão atmosférica, os volumes de precipitações, velocidade e direção do vento, a radiação ultravioleta e a luminosidade. Com isso, é possível identificar variáveis extremas de temperatura e de chuva para a emissão de laudos meteorológicos e para a constatação de condições climáticas intensas”, disse.

Obtidas por empresas da iniciativa privada por meio de termo de compensação vegetal, a aquisição das estações meteorológicas não teve custos para os cofres públicos. Somadas as outras duas estações instaladas no fim do ano passado, nos bairros Niterói e Mato Grande, o Eclima agora soma quatro estações automáticas. A expectativa é que outras duas colocadas em funcionamento neste primeiro semestre do ano.

Além disso, Canoas conta com cinco pluviômetros para medição de chuva através do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN) e duas outras estações meteorológicas completas a partir de convênio com a MetSul Meteorologia.

Botão Voltar ao topo