Cidades do RSNotíciasRio Grande do Sul

O Aeroporto de Caxias do Sul atinge recorde de passageiros em 2023

O terminal municipal Hugo Cantergiani registrou um aumento significativo no tráfego de passageiros no ano passado, ultrapassando a marca de 334 mil usuários.

Em 2023, o Aeroporto Hugo Cantergiani, agora sob a gestão da cidade após a transferência do terminal do Governo Estadual para a Prefeitura de Caxias do Sul em 28 de abril, apresentou resultados impressionantes. Comparando com os dados de 2022, houve um aumento substancial no fluxo de passageiros no aeroporto em 2023. O terminal contabilizou 334.318 passageiros no ano passado, em comparação com 221.449 em 2022, estabelecendo um novo recorde na movimentação de passageiros no terminal.

Publicidade

Atualmente, o terminal opera voos das companhias aéreas Azul, Gol e Latam, com rotas para os aeroportos de Viracopos em Campinas, Congonhas e Guarulhos em São Paulo, Galeão no Rio de Janeiro e Hercílio Luz em Florianópolis.

Segundo Maurício D’Ávila, diretor do terminal de Caxias, o recorde de passageiros é resultado de uma combinação de fatores. “A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) registrou os melhores índices da história da aviação doméstica em agosto de 2023, com mais de 8,2 milhões de passageiros, um aumento de 12% em relação a agosto de 2022. Em Caxias, os números seguiram a mesma tendência. Tivemos o maior fluxo em agosto, com 34.624 pessoas no aeroporto. Observamos um aumento significativo de passageiros no período pós-pandemia, com foco no turismo. As companhias aéreas também contribuíram, oferecendo novas opções de voos durante as férias, de Caxias do Sul para o Rio de Janeiro. As políticas de incentivo fiscal do Governo Federal e a retomada da aviação civil regional também ajudaram a melhorar o desempenho do ano”, destacou.

Publicidade

Além dos voos comerciais, o Aeroporto Hugo Cantergiani também serve como ponto de aterrissagem para aviões particulares, jatos e voos fretados, que incluem transporte médico e de órgãos, delegações de atletas e visitas de autoridades.

Botão Voltar ao topo