NotíciasTecnologia & Inovação

A força da parceria entre startups do Parque Tecnológico InovaTec UFSM

Unidos na Inovação - A importância da colaboração é enfatizada por empresários da Incubadora Tecnológica Pulsar, em Santa Maria

No ambiente de inovação, a interação entre startups é uma prática comum. Diálogos informais, confraternizações, oficinas, conferências são apenas algumas das maneiras pelas quais essa interação pode acontecer. Esses encontros permitem que uma startup entenda o trabalho da outra. Quando os serviços oferecidos por uma startup são semelhantes ou complementares aos de outra, essa colaboração desempenha um papel vital no avanço de tecnologias inovadoras e no crescimento dos negócios, como enfatizado pelos empresários da Incubadora Tecnológica Pulsar, parte do Parque Tecnológico InovaTec UFSM.

A confiança é a base dessa colaboração, como destacado por Paula Dalla Vecchia, CEO da Zeit. Ela afirma: “A proximidade física não só diminui os custos operacionais, mas também fortalece a confiança na colaboração” – citando parcerias bem-sucedidas com empresas como Auftek e Bioagreen, que também fazem parte do ecossistema de inovação do Parque Tecnológico InovaTec UFSM. Paula ressalta que a qualidade do serviço baseada no conhecimento compartilhado é essencial.

Além dessas visões, a colaboração entre startups em projetos compartilhados é um fator inegável para o fortalecimento do ecossistema de inovação, como evidenciado pela importância dada pelos CEOs ao assunto.

Considerada uma das principais vantagens dessa interação, a oportunidade de compartilhar conhecimentos e experiências é altamente valorizada. O ecossistema de inovação pode ser comparado a um vasto jardim, onde cada startup é uma planta única e preciosa. Através da colaboração em projetos compartilhados, essas “plantas” se entrelaçam, permitindo um crescimento conjunto com benefícios recíprocos.

Adriano Marques, CEO da Auftek, reforça essa visão ao destacar que as empresas que interagem e atendem às necessidades umas das outras são as que prosperam. Ele enfatiza: “A troca de conhecimento nos corredores e em eventos informais é essencial para resolver problemas e identificar oportunidades de colaboração.”

Além disso, a colaboração entre elas é vista como uma maneira eficaz de aumentar a eficiência e superar desafios individuais, especialmente quando há limitações de recursos. A troca de informações e pontos de vista entre as startups enriquece o ambiente de inovação, proporcionando um fluxo constante de ideias e soluções criativas.

Outro benefício mencionado por eles é a possibilidade de estabelecer parcerias estratégicas. Ao unir forças, as startups podem combinar habilidades e recursos, aumentando sua competitividade no mercado. A colaboração permite o desenvolvimento de produtos ou serviços mais completos, alcançando um público maior e explorando novos mercados.

Anderson Silva, gerente de operações da Instabov (ao fundo), e Antônio Kaminski, analista técnico da Fox IoT (à frente) – Foto: Divulgação

Fernando Moraes, CEO do InstaBov, destaca essa necessidade de parcerias estratégicas, exemplificando a colaboração com a Fox IoT. Segundo ele, “essas parcerias não apenas possibilitaram o crescimento mútuo, mas também tiveram impactos positivos no desenvolvimento e na segurança financeira de ambas as empresas.”

Além das empresas mencionadas, a startup Weecaps também tem uma parceria estratégica com a Auftek. Outras startups que seguem a mesma direção são a Crops Team e o +Soja, que juntas desenvolveram uma plataforma visando reunir a expertise de cada uma.

Um ambiente de networking robusto também permite que as startups colaborem para impulsionar o crescimento econômico individual, bem como para estabelecer uma cultura empreendedora sólida. Ao participarem de projetos conjuntos, as empresas estabelecem conexões valiosas com investidores, mentores e outros profissionais, contribuindo significativamente para o seu desenvolvimento. Elas também compartilham experiências, desafios e conquistas, reforçando valores empreendedores, a criatividade e a resiliência, essenciais para enfrentar os desafios do mercado.

Dessa forma, a interação entre as startups da Pulsar Incubadora Tecnológica não apenas beneficia cada empresa individualmente, mas também contribui para o progresso do ecossistema como um todo, consolidando-o como um ambiente favorável ao desenvolvimento econômico e à inovação contínua.

Botão Voltar ao topo