Saúde

Avanços na Imunoterapia Oncológica

Estratégias personalizadas prometem revolucionar o acesso e reduzir os gastos em tratamentos de câncer.

Em uma era onde o tratamento do câncer enfrenta desafios crescentes, a imunoterapia com doses personalizadas emerge como um marco na medicina oncológica. Esta técnica inovadora, que adapta a quantidade de medicamento às necessidades específicas de cada paciente, não apenas melhora a eficácia terapêutica, mas também apresenta uma solução potencial para a redução de custos no tratamento do câncer.

A estratégia de personalização de doses foi destacada pelo Dr. Stephen Stefani, oncologista e pesquisador da Oncoclínicas, no Rio Grande do Sul. Segundo ele, a abordagem tem se mostrado particularmente eficaz em pacientes que pesam menos de 90 kg, e sua adoção tem crescido em vários cenários oncológicos. Essa prática busca equilibrar a necessidade de tratamentos eficazes com a viabilidade econômica, um aspecto crucial na luta contra o câncer.

Pesquisadores do Instituto Nacional da Índia forneceram evidências promissoras no campo da imunoterapia personalizada. Em um estudo publicado no início de 2023 no Jornal da Sociedade Americana de Oncologia, descobriu-se que doses ultra baixas, calibradas com base no peso do paciente, mostraram resultados superiores às quantidades fixas padrão definidas pelos laboratórios farmacêuticos. Esta descoberta abriu caminho para uma discussão global sobre a viabilidade dessa abordagem em diferentes tipos de câncer, com países como Canadá, Holanda e Reino Unido liderando pesquisas e debates.

A questão do custo dos tratamentos oncológicos é uma preocupação constante, com alguns medicamentos alcançando valores acima de R$ 100 mil por mês. Este fator tem sido um ponto central nas discussões sobre o futuro do sistema de saúde global, ressaltando a necessidade de modelos de pagamento inovadores e acessíveis.

No Brasil, a redução de custos é especialmente significativa, dada a influência direta que pode ter no sistema público de saúde. O Sistema Único de Saúde (SUS) enfrenta desafios substanciais na inclusão de novas terapias em sua lista de opções, em grande parte devido ao alto custo desses medicamentos. Mesmo com ajustes recentes na tabela de preços, os valores ainda são insuficientes para cobrir a maioria dos novos tratamentos. A adoção de estratégias de imunoterapia personalizada pode ser uma solução viável para esse impasse, proporcionando um equilíbrio entre custo e eficácia.

Oncoclínicas

A Oncoclínicas é uma referência no tratamento do câncer na América Latina, com um modelo de atendimento que enfatiza a precisão, eficiência e humanização. Com mais de 2.700 médicos especialistas e presença em 38 cidades brasileiras através de 143 unidades, a organização se dedica a oferecer tratamento oncológico de alto padrão, acessível a todos. A Oncoclínicas mantém parcerias estratégicas com instituições de renome, como o Dana-Farber Cancer Institute, e colabora com instituições de pesquisa líderes, como o Weizmann Institute of Science. Essas parcerias reforçam seu compromisso com a inovação e a excelência no tratamento do câncer, combinando avanços tecnológicos, medicina de precisão e genômica para proporcionar cuidados excepcionais aos pacientes.

Para mais informações, acesse http://www.grupooncoclinicas.com

Botão Voltar ao topo