Cidades do RSNotíciasRio Grande do Sul

Guarda Civil resgata dois equinos em São Leopoldo

Resgate inesperado de cavalos em vias urbanas desafia autoridades locais e reforça a importância da segurança animal e viária.

Durante a noite de quarta-feira, 14 de fevereiro, os agentes do Grupamento de Defesa Ambiental Ipson Pavani, integrantes da Guarda Civil Municipal de São Leopoldo, enfrentaram um desafio inusitado. Eles foram mobilizados para o salvamento de dois cavalos que, de forma surpreendente, perambulavam pela avenida Mauá em direção ao centro da cidade, utilizando a rota da rua Lindolfo Collor. Essa situação inesperada criou um cenário de risco tanto para os motoristas quanto para os veículos que circulavam pelo local.

Após serem notificados, os profissionais da guarda civil empenharam-se na tentativa de capturar os equinos. Contudo, os animais mostraram-se ariscos e resistiram à aproximação inicial. Eles se deslocaram para a área do triângulo, próximo à Semusp. Após esforços contínuos, um dos cavalos foi finalmente capturado, enquanto o outro persistiu na fuga, levando a uma perseguição breve pelas ruas da cidade até que fosse resgatado com segurança.

Os cavalos foram temporariamente acomodados no Museu do Trem, considerado um local seguro por ser um pátio fechado. Ali, passaram a noite sob a supervisão de um agente da guarda. Na manhã seguinte, a Gestta, uma empresa contratada pela Prefeitura de São Leopoldo para o cuidado de equinos em situações de maus-tratos ou tração animal, foi acionada.

A empresa opera em uma propriedade rural selecionada através de um processo licitatório, com o custeio das despesas dos animais sendo responsabilidade do governo municipal. Enquanto aguardam adoção, os cavalos resgatados permanecem sob os cuidados da empresa. Interessados na adoção devem apresentar comprovação de possuir uma propriedade rural adequada, que ofereça as condições necessárias para o bem-estar do animal.

Foto: Divulgação /Scom/PMSL

Site para adoção de equinos: http://gesttasaoleopoldo.com.br/home/

Botão Voltar ao topo