Patrícia Nichterwitz assume a presidência da Assafe
Objetivo de sua diretoria é fortalecer a agricultura familiar através das feiras locais
Patrícia Nichterwitz vai comandar a Associação Santa-cruzense de Feirantes (Assafe) em 2024, junto com o vice-presidente Danilo Hentscke. Ela foi eleita em assembleia realizada na quinta-feira (15), na sede do Sindicato dos Trabalhadores da Agricultura Familiar de Santa Cruz do Sul e região. Também integram a diretoria Romeu Emílio Kist, como tesoureiro; Décio Beckenkamp, vice-tesoureiro; Simone Walter, secretária; e Diego Fritzen, vice-secretário.
A nova presidente destaca que o objetivo é fortalecer o grupo de mais de 80 feirantes, estimulando ao consumidor a adquirir os produtos da agricultura familiar. “Temos uma produção muito grande das nossas famílias que dependem desta atividade e a ideia é seguir este trabalho, fortalecendo a cadeia de produção e venda, levando produtos frescos e de qualidade para a mesa do consumidor”, destaca.
História da Assafe
A Feira Rural teve início no dia 23 de setembro de 1980, com 28 famílias que se instalaram na Rua Galvão Costa, que acabaram oriundas dos antigos Clubes 4S e Grupos do Lar. Inicialmente, os artigos eram recolhidos de caminhão fornecido pela prefeitura. Posteriormente, os agricultores se organizaram em grupos e passaram a transportar mesmos os seus produtos até a cidade.
O primeiro ponto de vendas foi na rua Galvão Costa, local onde os feirantes permaneceram atendendo por duas semanas, depois passaram para a Rua Ernesto Alves, próximo da antiga Estação Férrea. Após, foram construídas barracas de madeira, cobertas com lona defronte da estação.
Em 1984 foi criada a Associação Santa-cruzense de Feirantes (Assafe), com a finalidade de representar os produtores de hortigranjeiros. A atual feira do Centro foi inaugurada em 1985, com 20 bancas para os produtores. Posteriormente foram agregados outros pontos em bairros da cidade, até chegar às atuais sete bancas existentes.