Harald dá dicas para trabalhar com chocolate no calor
Saiba como evitar que as altas temperaturas atrapalhem a sua produção de Páscoa
Este ano a Páscoa é no dia 31 de março, tendo em vista que o Carnaval foi no início de fevereiro (dia 13). Assim, o calorão é intenso neste período com a produção dos confeiteiros e os preparativos para a Páscoa. Para ajudar neste processo, a Harald ensina como trabalhar com chocolate durante estes dias de temperaturas altas.
Local fresco
Manter o chocolate em ambientes frescos e arejados, longe de fontes de calor e umidade é fundamental. Mudanças de temperatura podem causar o “fat bloom”, uma alteração na aparência causada pela gordura que se movimenta para a superfície, dando um aspecto esbranquiçado para o produto. É importante também armazenar em locais distantes da exposição à luz solar direta. E, se possível, obter sistemas de climatização para o local de trabalho.
Embalagem própria
As embalagens da Harald foram projetadas para manter a qualidade do chocolate, sem comprometer sua textura e sabor. Ao invés de abrir o produto e colocá-lo em embalagens de vidro ou de plástico, prefira manter na própria embalagem.
Planejamento de estoque
Independente da quantidade de produtos em estoque, é importante manter os cuidados necessários. Para não correr riscos prefira comprar em pequenas quantidades.
Chocolate derretido
Caso ocorra o derretimento acidental do chocolate você ainda pode utilizá-lo em receitas que utilizam a técnica de fusão, como ganaches e coberturas. Porém, preste atenção no acabamento final do produto.
Transporte
Não adianta seguir todas as etapas necessárias para garantir a qualidade das criações se durante a entrega esses produtos serão prejudicados. O transporte também faz parte da experiência de vendas. Optar por embalagens isolantes para oferecer proteção contra o calor externo e, dependendo da distância da entrega, utilizar materiais de refrigeração como gelo em gel ou blocos de gelo para manter a temperatura desejada pode ser indicado.