Novo Hamburgo realiza 24ª Hamburgerberg Fest de 17 a 19 de maio

Evento passa a ter três dias de festa e celebra os 200 anos da Imigração Alemã

A Hamburgerberg Fest passará a ocorrer no primeiro semestre e com um dia a mais. A 24ª Hamburgerberg Fest será de 17 a 19 de maio, no Centro Histórico de Hamburgo Velho, em Novo Hamburgo. Além de ter um dia a mais, a programação também celebrará os 200 anos da Imigração Alemã, comemorados em 2024.

O evento acontece no Centro Histórico de Hamburgo Velho, o mais importante sítio histórico de origem alemã no Brasil, tombado em 2015 pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). O local reúne dezenas de casas históricas, museus e até mesmo uma gleba de terras remanescente das áreas dos primeiros colonos que habitaram a região, hoje transformada no Parcão – Parque Municipal Henrique Luiz Roessler.

Além dos aspectos da cultura e memória germânicas, a Hamburgerberg Fest evidencia a pluralidade das manifestações atuais. Serão três dias de música, dança, exposições de arte, museus abertos, feiras de artesanato, antiguidades e colecionáveis, cinema de rua, concurso fotográfico e, ainda, as delícias gastronômicas e as cervejas artesanais. A programação envolve diversos gêneros musicais, ao lado de exposições das mais diferentes inspirações e estilos. O público é formado por um amplo perfil, de todas as idades, em clima de encontro e celebração.

A 23ª edição, em outubro de 2022, contou com recorde de público, quando 45 mil pessoas passaram pelas ruas de Hamburgo Velho. Somente no Museu Scheffel e no Museu Comunitário Casa Schmitt-Presser foram oito mil visitantes registrados nos dois dias do evento. “Nos orgulha muito, como instituição, ser uma das realizadoras dessa festa que promove a cultura e valoriza o importante patrimônio que se tem aqui”, diz Angelo Reinheimer, curador da Fundação Scheffel e coordenador geral do evento.

A 24ª Hamburgerberg Fest é uma realização da Fundação Scheffel e Imago Produtora em correalização com a Secretaria Municipal da Cultura de Novo Hamburgo. A programação será anunciada em breve.

Sair da versão mobile