Caxias do Sul terá nova edição da Sexta Cultural no dia 19 de abril, às 20h30, no Zarabatana Café do Centro Municipal de Cultura Dr. Henrique Ordovás Filho, é o grupo “Descendo a Serra”. O evento tem como finalidade explorar a pluralidade e a diversidade da área cultural da cidade, além de atrair públicos diversos e proporcionar noites cheias de encontros, diversão e fruição.
Formado em 2018, na Serra Gaúcha, o grupo de choro “Descendo a Serra” tem como integrantes: João Sebben, no bandolim; Felipe de Moraes, no cavaquinho; e Zeca Duarte, no violão 7 cordas; além de contar com a participação do percussionista, Eduardo Arruda. Em 2019, gravaram o primeiro EP, que foi lançado em 2020, com cinco faixas de autoria dos integrantes.
O grupo já promoveu várias rodas de choro pela cidade e participou de festivais de música em diversas regiões do país. Nestes festivais, os integrantes atuavam como pesquisadores ou como atração ao lado de importantes nomes deste estilo musical, que é considerado o primeiro gênero urbano brasileiro. Em 2022, gravaram cinco composições que serão lançadas na Sexta Cultural. Em 2024 tiveram seu reconhecimento como patrimônio imaterial pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).
O repertório traz músicas autorais como “Cento e Vinte” de João Sebben, “Madrugada” de Zeca Duarte, “Honesto” de Felipe de Moraes e João Sebben, entre outras canções do grupo. A Sexta Cultural promete uma noite regada de muita música boa. A entrada é gratuita.