NotíciasRio Grande do SulTecnologia & Inovação

Pelotas Parque Tecnológico comemora 9 anos

Evento de aniversário contou com novidades no hub de saúde, novo conselho e marcou também o lançamento da nova identidade visual comemorativa dos 10 anos e anúncio da chegada de novo laboratório de genética ao ecossistema de inovação

O Pelotas Parque Tecnológico completou nove anos de atividades na última terça-feira, 16 de setembro, e celebrou a data com um evento que reuniu representantes de empresas residentes, universidades, entidades do poder público e parceiros de inovação. A programação destacou a trajetória de crescimento do ecossistema e apresentou novidades para a próxima fase da instituição, incluindo o início das obras do aguardado hub de saúde que irá movimentar a região.

Entre os presentes no evento comemorativo estiveram autoridades locais, como a vice-prefeita de Pelotas, Daniela Brizolara, e os secretários Danilo Rodrigues (Turismo), Jesue Fonseca (Desenvolvimento, Empreendedorismo e Inovação) e Salvador Martins (Planejamento e Gestão), gestores de instituições de ensino como UCPel, UFPel, IFSul e Senac, além de lideranças do setor empresarial.

Novos conselheiros tomam posse

Durante a cerimônia foram conhecidos os membros do novo Conselho de Administração (CONSAD) e do Conselho Fiscal (CONFIS), eleitos para o período 2025–2028 em votação realizada em maio deste ano. Na cerimônia, Leonardo Reichow, presidente do CONSAD na gestão 2022–2025, destacou a importância do Parque Tecnológico como um instrumento de inovação. Segundo ele: “O que vemos aqui é um grupo estruturado para representar a sociedade civil e organizada, alinhado à gestão e à fase tecnológica da região. Nosso Parque Tecnológico deve ser um instrumento de inovação em seu conceito mais amplo: transformar pesquisas, ideias e projetos de ciência e tecnologia em soluções práticas, liberando conhecimento para a sociedade. Isso cria uma nova cultura, novas tecnologias e contribui para o desenvolvimento da região.”

Já no encerramento do evento, Vinicius Campos, novo presidente do Conselho de Administração, ressaltou: “A ideia é darmos continuidade ao trabalho da última gestão. No momento, nossa principal expectativa é concluir a entrega do novo prédio do Hub de Saúde, além de trabalhar em uma intensificação de apoio às empresas locais residentes do Parque Tecnológico.”

Também foram empossados os novos representantes da Diretoria da Associação do Arranjo Produtivo Local (APL) do Complexo Industrial da Saúde de Pelotas e Região. A entidade que reúne instituições públicas e privadas do setor da saúde, visa o foco no desenvolvimento tecnológico e econômico da cadeia produtiva local, sendo a responsável por coordenar as atividades e articular projetos.

Novidades para o Hub de Inovação em Saúde e Biotecnologia

Um dos destaques foi a assinatura do contrato que firma o início das obras de construção do Hub de Inovação em Saúde e Biotecnologia, destinado a abrigar empresas, startups e centros de pesquisa com foco em soluções para o setor da saúde. O ato contou com a assinatura do diretor-presidente da Fundação Delfim Mendes Silveira, Cesar Dalmolin; do engenheiro e proprietário da 4T Construtora Alexandre Moretto e das testemunhas, a diretora executiva do PPT, Rosâni Ribeiro e do diretor técnico Edgar Mattarredona, que firmaram o acordo estimado em R$ 20 milhões para a expansão do ecossistema do Pelotas Parque Tecnológico. O Hub será construído no Distrito Industrial da cidade de Pelotas, em um terreno anexo à Lifemed, uma das empresas âncoras do projeto. A previsão é de que as obras tenham início após a assinatura, com entrega estimada de até 15 meses.

Laboratório MedGen – Laboratório de Medicina e Genética

Instalado inicialmente no Pelotas Parque Tecnológico, o laboratório funcionará como um centro especializado em análises genéticas e genômicas, destinado a suprir uma lacuna presente no Rio Grande do Sul. O MedGen oferecerá serviços clínicos de diagnóstico genético, atualmente indisponíveis na metade sul do Brasil. De acordo com Vinicius Campos, as principais iniciativas visam posicionar o laboratório como um centro de apoio à pesquisas científicas, colaborando com hospitais e unidades de saúde de todo o país. “O espaço também buscará contribuir para o sistema público de saúde, fornecendo diagnósticos precisos e personalizados”, complementa Campos.

Placa comemorativa de 10 anos em parceria com a Maker Market

Iniciando o ciclo que irá marcar os 10 anos de atividades, foi lançado oficialmente o logo comemorativo da primeira década de atuação do Parque. A identidade visual foi desenvolvida pela instituição e será utilizada em ações comemorativas ao longo dos próximos meses. A nova marca já pode ser vista no hall de entrada do prédio, e a inovação também está presente na sua produção: ela foi confeccionada em peças de ABS (Acrilonitrila Butadieno Estireno) pela Maker Market, startup residente no ambiente de inovação do PPT, especializada em soluções de impressão 3D.

Durante o lançamento, Éder Medeiros, CEO da Maker Market, destacou a importância do projeto para a instituição: “Fiquei muito feliz quando a Rosâni entrou em contato conosco para viabilizar a iniciativa e ter um trabalho nosso, exposto em uma instituição como essa me deixa muito feliz. O Parque é um lugar que eu gosto muito, tanto que retornei a ele com um novo projeto, uma nova empresa”, destaca.


Sobre o Pelotas Parque Tecnológico

O Parque, criado oficialmente em 2016, é gerido pela TECNOSUL – Parque Científico e Tecnológico, uma associação civil sem fins lucrativos de direito privado, caráter científico, tecnológico, educacional e cultural, sendo transformada em ICT – Instituto de Ciência e Tecnologia em 2023. Possui um Conselho de Administração (Consad), eleito a cada três anos, e atua em três grandes áreas nas quais o município já se destaca como polo: tecnologia da informação e comunicação; tecnologia em saúde e biotecnologia e indústria criativa. Atualmente, 65 empresas atuam no Pelotas Parque Tecnológico, sendo 25 instaladas nas áreas geridas pelo Parque, sete no coworking, 22 incubadas e 10 pré-incubadas. Entre as incubadoras estão a Conectar, Incubadora de Base Tecnológica da UFPel; CIEMSUL, incubadora de empresas multissetorial da UCPel e SENATEC, destinada às empresas júnior. Ainda, existem 25 instituições e empresas parceiras. O Parque oferece espaço coworking, com área gastronômica para 55 pessoas, auditório para 230 pessoas, três salas de reunião e capacitações, estacionamento para 75 carros e motocicletas e um FabLab para atividades voltadas à educação e inovação. Ao todo, o Pelotas Parque gera 285 empregos diretos e 700 indiretos.


 

Botão Voltar ao topo