NotíciasVale do Sinos

Moda inclusiva da Feevale é destaque no 20º Colóquio de Moda

Fernanda Ribeiro, mestre em Processos e Manifestação Culturais pela Feevale, participou do 20º Colóquio de Moda na última semana, em São Paulo

Um trabalho sobre moda e inclusão, desenvolvido pela mestre em Processos e Manifestações Culturais pela Universidade Feevale, Fernanda Ribeiro, recebeu destaque no 20º Colóquio de Moda. O evento, que aconteceu de 30 de setembro a 3 de outubro, na Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP), em São Paulo (SP), reuniu pesquisadores, profissionais e estudantes de todo o país para discutir tendências, inovação e inclusão no campo da moda. A pesquisadora foi reconhecida no GT 8 – Práticas de consultoria de imagem e beleza, coordenado pelas professoras Jo Souza e Maria Alice Ximenes Cruz.

Fernanda apresentou o trabalho Proposta de cartelas táteis para coloração pessoal em consultoria de imagem, resultado de sua dissertação na Feevale, que foi orientada pela professora Claudia Schemes. Baseada na metodologia SeeColor, da professora Sandra Marchi, a pesquisa propõe o desenvolvimento de cartelas táteis de coloração pessoal, adaptadas ao público com deficiência visual, como recurso sensorial para identificação das estações cromáticas (primavera, verão, outono e inverno).

Conforme a pesquisadora, que também é graduada em Moda e consultora de imagem, o estudo busca promover autonomia, autoestima e expressão de estilo a partir da moda inclusiva. Para a pesquisa, foram realizadas entrevistas e observação com uma participante com cegueira adquirida.

Os resultados apontam que a moda pode ser um importante instrumento de inclusão e empoderamento, quando desenvolvida de forma sensível e acessível. “Mais do que um estudo sobre cores, esse trabalho é sobre enxergar a moda como linguagem de identidade e pertencimento para todos os corpos e percepções”, destaca Fernanda Ribeiro.

Botão Voltar ao topo