Moda & Beleza

Cosméticos livres de micropartículas de plástico

Em janeiro, o Reino Unido proibiu o uso de partículas plásticas esfoliantes em cosméticos e produtos de higiene. Acredita-se que cerca de 300 milhões de toneladas métricas de plástico são produzidas globalmente a cada ano. Desse volume, oito milhões de toneladas métricas entram no oceano diretamente de fontes terrestres e isso, dizem cientistas, deverá aumentar muito até 2025 devido a uma crescente população global e à expansão do desenvolvimento econômico.

Nos cosméticos o grande problema são as micropartículas de plástico, um tipo específico de microplásticos, que são bolinhas minúsculas que têm sido muito utilizadas em escovas e pastas de dente, além de esfoliantes faciais e corporais. Como são muito pequenas para serem filtradas pelos sistemas de tratamento de água, ao serem despejadas no esgoto, elas chegam aos rios e mares, sendo absorvidas ou consumidas pelos animais aquáticos.

Para uma pele brilhante e fresca, não são necessários microplásticos. A Lush, marca britânica de cosméticos, cria desde 1995 produtos inovadores que promovem o consumo consciente, sendo pioneira na inovação e na criação de novidades inusitadas, todos os esfoliantes de corpo e rosto são formulados de forma que possuem alternativas naturais e biodegradáveis. Feijões azuki, sal marinho grosso, extrato de haste de bambu e muitos outros ingredientes são algumas dessas alternativas.

Botão Voltar ao topo