NotíciasRio Grande do Sul

Entrega da chave da cidade marca início do carnaval em Canoas

Foto: Vinicius Thormann

A prefeita em exercício Gisele Uequed recebeu na manhã desta quinta-feira (8), no Paço Municipal, a Corte do Carnaval 2018. A cerimônia oficializou a abertura das comemorações do carnaval em Canoas. O Rei Momo Luis Alberto da Rosa, o Xandy, a rainha do carnaval Kênia Silveira, a 1ª Princesa, Andressa Felix, e a 2ª Princesa, Jennifer Santos, receberam das mãos de Gisele a chave da cidade.

A prefeita em exercício parabenizou a Corte pelo recebimento dos títulos e também destacou a importância das comemorações do carnaval em Canoas. “Com a participação de todos, encontramos uma forma de realizar essa festa popular que mantém a cultura viva. Por isso, estamos buscando capacitar os carnavalescos através de cursos para que as atividades se estendam durante todo o ano”, afirmou Gisele.

O secretário da Cultura e do Turismo, Mauri Grando, lembrou que neste ano a cidade volta a ter o carnaval competitivo e que a escolha do formato da disputa foi feita democraticamente. “Montamos um comitê composto por membros da Secretaria Municipal da Cultura e do Turismo de Canoas, do Colegiado do Carnaval e também das Escolas de Samba da cidade que definiu o modelo de disputa. A ideia, neste ano, é movimentar a cena cultural do município, prestigiar as agremiações sambistas locais e fazer uma festa popular, ao mesmo passo em que se mobiliza investimentos de acordo com a realidade financeira do Executivo Municipal”, destacou o secretário.

A cerimônia foi acompanhada por membros da Liga das Escolas de Samba de Canoas (Lesc), incluindo o presidente Silmar Lima, o presidente da Associação das Escolas de Samba de Canoas, Noé Oliveira, integrantes de agremiações sambistas, do governo e da imprensa.

Desfile será em março

No dia 10 de março, sábado, às 20h, as escolas de samba do Grupo Especial e do Grupo de Acesso da cidade descerão a Rua Quinze de Janeiro, no Centro, relembrando os velhos tempos do carnaval de rua. Sem carro alegórico e camarotes, a folia vai ao encontro dos cidadãos, se mostrando uma festa popular. O trajeto do desfile será entre as esquinas da Rua Muck e Ipiranga.

Botão Voltar ao topo