NotíciasRio Grande do Sul

Caxias do Sul está sem vacina Pentavalente devido a atraso do Ministério da Saúde

Prefeitura não recebeu doses do imunizante em março

A Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) esclarece que a vacina Pentavalente está em falta na rede pública de saúde em todo o território nacional, inclusive em Caxias do Sul. O Ministério da Saúde é o órgão responsável pela compra das vacinas que fazem parte do Programa Nacional de Imunizações. Cabe aos estados fazer a distribuição das doses recebidas e, aos municípios, a aplicação delas. No mês de março, a SMS não recebeu doses da vacina Pentavalente, o que deixou a rede desabastecida.

Segundo a Nota Informativa Nº 43/2018 do Ministério da Saúde (abaixo), as vacinas, que são importadas, chegaram ao país em julho de 2017 e desde então passam por análises de comprovação de qualidade, devido à oscilação de temperatura a que são submetidas, além de procedimentos administrativos de rotina. Conforme a nota, as doses foram liberadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) na primeira semana de março e devem começar a ser enviadas aos estados neste mês.

A vacina Pentavalente previne difteria, tétano, meningite, coqueluche (e outros tipos de infecções provocadas pelo Haemophilus influenzae tipo B) e hepatite B. O Ministério da Saúde recomenda a aplicação em três doses: aos dois, quatro e seis meses de vida da criança.

Informações da SMS/PMCS

Botão Voltar ao topo