Porto Alegre

Espetáculos de Choro homenageiam Plauto Cruz na Casa de Cultura Mario Quintana

Em sua segunda edição, o projeto Homenagem ao Jazz contempla uma série de atividades, sendo uma delas a apresentações de Chorinho no Palco Choro Plauto Cruz – criado para homenagear o flautista portoalegrense, falecido recentemente. Os espetáculos acontecem na Travessa dos Cataventos da Casa de Cultura Mario Quintana, nos dias 27 e 28 de abril (sexta e sábado), a partir das 17h, com os grupos Choro Novo (Oficina de Choro Santander Cultural), Nani Medeiros, Mathias 7 Cordas e Terra Brasilis. A atividade tem entrada franca.

Um dos mais importantes músicos do Rio Grande do Sul, Plauto Cruz recebe esta homenagem pela importância de sua obra e sua excelência como músico. “O jazz é uma música que inclui diversas manifestações musicais, que se amalgama com outros estilos e se estrutura nessa liberdade de criação. Em comum com o Choro, tem o improviso, onde Plauto era mestre. Assim, é com absoluta naturalidade que incluímos o Choro no Homenagem ao Jazz, e Plauto Cruz – com sua mágica flauta e seu carisma musical contagiante – é o nome perfeito para esta comunhão entre os gêneros”, afirma Carlos Badia, curador do projeto.

Na sexta-feira, as apresentações começam com o grupo Choro Novo, formado por integrantes da Oficina de Choro do Santander Cultural e tem como solistas os músicos Marcelo Camargo (clarinete e sax barítono), José Jeferson (sax soprano) e Adilson (flauta). No acompanhamento estão Mathias Pinto (violão 7 cordas), Alexandre Susin (cavaquinho) e Guilherme Sanches (pandeiro). O repertório é composto por clássicos do Choro, como Sonoroso (K-Ximbinho), Migalhas de Amor (Jacob do Bandolim) e Enigmático (Altamiro Carrilho). A cantora Nani Medeiros encerra a noite com um repertório de choros especiais, compostos por Paulo César Pinheiro e Pixinguinha, além de autores atuais, como João Camarero. No show, Nani estará acompanhada de Junior Pita (violão), Mathias Pinto (violão 7 cordas), Guilherme Sanches (pandeiro), Alexandre Susin (cavaquinho) e Lucian Krolow (flauta).

No sábado, quem sobe ao palco é Mathias 7 Cordas (Mathias Pinto), apresentando o seu álbum de estreia, Falso Folião. Mathias reúne músicos da nova geração brasileira, com arranjos do bandolinista Luis Barcelos e do violonista Rafael Mallmith, em composições inéditas que se dividem entre choros e valsas. Falso Folião propõe uma reflexão sobre os sentimentos de felicidade e tristeza. A noite se encerra com o show do duo Terra Brasilis – André Mensch no trombone e Lucian Krolow na flauta, que apresentam ao público as influências musicais brasileiras na linguagem e experimentação dos instrumentos de sopro. Em interpretações singulares, o Terra Brasilis se une a Mathias Pinto no violão, Alexandre Susin no cavaquinho e Guilherme Sanches no pandeiro, cultuando uma parceria artística que dura quase uma década.

O projeto Homenagem ao Jazz tem o Patrocínio Master da Souza Cruz, com financiamento pelo Pró-Cultura RS/Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Apoio: Instituto Estadual de Música, Agibank e Poa Jazz Festival. Realização: Branco Produções, Fly Áudio e Experimentais | CriaCultura.

Homenagem ao Jazz | ENTRADA FRANCA
Palco Choro Plauto Cruz.
Dias 27 e 28 de abril (sexta e sábado), das 17h às 20h.
Local: Travessa dos Cataventos da Casa de Cultura Mario Quintana (Rua dos Andradas, 736 – Centro Histórico).

Botão Voltar ao topo