EducaçãoPorto Alegre

Porto Alegre oferece sessões de equoterapia para alunos da rede municipal

Atendimentos serão semanais com uma equipe interdisciplinar

Um termo de fomento feito junto ao Instituto Cavalo Amigo pela Secretaria Municipal de Educação (Smed) de Porto Alegre vai garantir sessões de equoterapia (terapia com cavalos) para 12 alunos com deficiência matriculados em escolas da rede municipal. O termo tem vigência de 24 meses e investimento mensal de R$ 9 mil.

“Pretendemos iniciar as atividades já na próxima semana. É um serviço com comprovada eficácia para o desenvolvimento comportamental, emocional e cognitivo, proporcionando maior autonomia aos alunos”, explica o secretário de Educação, José Paulo da Rosa.

Os estudantes, previamente selecionados, terão atendimentos semanais, com uma equipe interdisciplinar composta por psicólogos, fisioterapeutas, educadores físicos, pedagoga e equitador para equoterapia. “Futuramente, queremos ampliar o atendimento para mais alunos”, completa o secretário.

As sessões de equoterapia acontecerão na sede do instituto, em uma área de 10 hectares no bairro Belém Novo. Além da montaria, o programa prevê ainda trabalho de baia (solo), no qual serão trabalhadas as atividades de vida diária, como alimentação, higiene, cuidados veterinários e outras rotinas.

“Sabemos o quanto a equoterapia é capaz de proporcionar às crianças com necessidades específicas um salto gigantesco em seu desenvolvimento biopsicossocial”, explica Sandro Fernandes, psicólogo e coordenador do Instituto Cavalo Amigo. O programa contemplará a realização de avaliações, anamneses, atendimento a cavalo, atendimentos terapêuticos aos pais (individuais e em grupo) e relatório semestral das evoluções dos alunos.

Botão Voltar ao topo