NotíciasRio Grande do Sul

SDS organiza Centro Pop também como casa de passagem

Prefeitura implanta abrigo provisório na unidade para oferecer pernoite digna a pessoas em situação de rua

Ninguém merece dormir ao relento nas noites em que o frio dói no corpo. Sensível a essa realidade e ciente das rigorosas condições climáticas deste outono e do inverno que se aproxima, a Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS) transformou em casa de passagem, de maneira provisória, a partir desta terça-feira, 19, a unidade de referência especializada em assistência social Centro Pop.

Conforme o titular da pasta, Roberto Daniel Bota, além do abrigo e do albergue municipal, agora a SDS oferece a acolhida emergencial para pernoite de pessoas em situação de rua. A ação objetiva encaminhar quem não tem como se proteger da intensa friagem a uma solução rápida de acomodação, com o conforto de cobertas e travesseiros, de modo a dar guarida no Centro Pop durante o turno mais gelado do dia.

“Uma equipe da Prefeitura está preparada para fazer a abordagem social, humanizada, ao convidar essas pessoas para passar a noite de maneira digna, sob um teto, a partir das 19 horas e com a saída marcada para as 7 horas da manhã seguinte”, observa o secretário Bota.” A SDS fez a adequação da estrutura de atendimento do Centro Pop para que fosse possível receber até 20 usuários nesse perfil de atendimento. “Há condições de aumentar o número de vagas de acordo com a demanda.”

A SDS informa, ainda, que será oferecido café da manhã a quem pernoitar, além da possibilidade de banho quente, no Centro Pop. “Aproveitamos para solicitar às Organizações Não Governamentais (ONGs), igrejas e demais entidades de assistência para que destinem as suas doações ao local, a fim de contribuir com a ação articulada pela SDS”, solicita o secretário. Única unidade nesse perfil com sede própria no Brasil, o Centro Pop está localizado na Avenida Nicolau Becker, 989, no Centro de Novo Hamburgo.

Botão Voltar ao topo