Rio Grande do Sul

Chuvas voltam ao Rio Grande do Sul durante esta semana

A semana inicia com algumas pancadas de chuvas, previstas para as áreas produtoras de arroz do Rio Grande do Sul, principalmente sobre a metade Oeste do estado. O prognóstico é que as chuvas retornem de forma mais regular e abrangente, possibilitando o acúmulo volumes ao longo da segunda quinzena de janeiro podendo superar os 100mm. A informação é do Instituto Climatempo, em seu boletim semanal especialmente produzido para o Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga).

Com o aumento dos volumes de chuvas, os níveis de água dos reservatórios se elevam, dando boas condições ao desenvolvimento das lavouras. As temperaturas continuarão altas ao longo dessa semana, mas com a passagem de uma frente fria após quarta-feira (10), haverá uma queda, especialmente nas máximas, mas nada que possa comprometer o progresso das lavouras. O mês de janeiro será marcado por condições climáticas bastante favoráveis para o avanço da cultura de arroz.

Entretanto, para os produtores que também cultivam soja, as condições não serão tão boas, principalmente para as regiões da Campanha, Fronteira Sul e Litoral, já que as quantidades nessas regiões devem ser mais baixas do que nas demais do estado. Mas a boa notícia é que as águas do Oceano Pacífico estão, gradativamente se aquecendo, isso possibilitará que os meses de fevereiro e março venham a ter chuvas significativas e frequentes sobre todas as regiões produtoras de grãos do Rio Grande do Sul. Confira a previsão do tempo diariamente no site do Irga clicando aqui.

Botão Voltar ao topo