NegóciosNotíciasRio Grande do Sul

Oldemar Plantikow Brahm é empossado presidente da ACIST-SL

A posse da nova diretoria da ACIST-SL, realizada ontem (11), foi presenciada por associados, convidados, dirigentes empresariais e representantes do setor público, evidenciando a política de integração desenvolvida pela entidade. Oldemar Plantikow Brahm, que passa a ser o presidente na gestão 2018/2019, destacou no seu discurso que a união entre todos os segmentos da sociedade será fundamental para a continuidade e melhoria das atividades já desenvolvidas pela Associação. “Convoco toda a diretoria da ACIST, associados, universidade, escolas, o Tecnosinos, o governo municipal, a Federasul, dentre outros agentes, para trabalhar para toda a comunidade, para conseguirmos sempre o que há de melhor para esta maravilhosa cidade”, ressaltou.

Oldemar Plantikow Brahm

Oldemar Plantikow Brahm

Ele salientou ainda que a Associação tem um diferencial muito importante em relação às demais: a palavra Tecnologia. “A tecnologia está mudando o mundo e a entidade tem acompanhado esta tendência. Foi na Associação que surgiu o movimento para o Polo de Informática que se transformou no mundialmente conhecido Tecnosinos e vamos dar todo o apoio para que esta onda frutifique ainda mais”. Segundo ele, a tecnologia afeta empresas de todos os portes e de todos os tamanhos e a entidade precisa estar atenta a isto, para ajudar seus associados nestas questões. “Vamos trazer especialistas para falar sobre estes temas”.

 

Leandro Hilbk

No seu discurso de despedida, Leandro Hilbk, que agora passa a ser presidente do Conselho Consultivo (formado por ex-presidentes), ressaltou que a integração é a palavra que pode resumir a sua gestão. “Integração com a Federasul, com as demais associações da região, com sindicatos e fundações; integração com a universidade, com instituições de educação, com empresas e com profissionais liberais; integração com o executivo e legislativo municipal e estadual, com a área de segurança; integração entre associados e novos associados. Sempre defendendo a livre iniciativa e a importância do direito de empreender”, ressaltou.

Oldemar Plantikow Brahm e Leandro Hilbk

Ele reforçou ainda que as realizações alcançadas neste último biênio foram resultado do trabalho duro e da dedicação dos vice-presidentes, dos colaboradores do setor administrativo, dos associados, dos parceiros da ACIST, das outras associações, sindicatos e do setor público. Foram vocês que fizeram e fazem esta Associação Comercial. “E tão importantes quanto vocês também o são os ex-presidentes desta entidade, cuja dedicação pavimentou a estrada por onde trilhamos agora”. Leandro colocou-se à disposição do novo presidente, salientando a honra que foi a oportunidade de atuar na associação.

Simone Leite

Simone Leite, presidente da Federasul, parabenizou o grupo de empresários que aceitou o desafio em doar parte do seu tempo para o associativismo, visando o bem comum. “Vivemos em uma época de muito impacto, com a corrupção e o caminho fácil norteando importantes decisões. Estamos vivendo a pior recessão da história do país, com 12 milhões de desempregados, mas os empresários, na sua obstinada teimosia de seguir em frente, aceitam desafios como este. Por isto, parabéns, Oldemar, por liderar este grupo”.

Para Simone, São Leopoldo sempre foi um exemplo de participação associativa e engajamento cívico, oferecendo diversos exemplos de inspiração. “Seus dirigentes trabalham, voluntariamente, em prol do outro e para o bem comum”.

Rafael Souza

Rafael Souza, secretário municipal de Desenvolvimento e Tecnologia, em nome do prefeito Ary Vanazzi, colocou o poder público à disposição dos empresários para a realização de ações conjuntas que visam fomentar a economia local. “Já estamos conversando sobre vários temas, como o Medical Valley e o distrito industrial, por exemplo, e queremos construir políticas públicas em parceira com a iniciativa privada para o desenvolvimento da cidade”.

Iara Cardoso

A vereadora Iara Cardoso, representando a Câmara de Vereadores, observou como há empreendedores corajosos em São Leopoldo, que levam a economia para frente. “Fica nosso reconhecimento à ACIST-SL por todo o esforço e colocamos a Câmara de Vereadores para fazer parte de um grande pacto para o desenvolvimento da cidade”.

Padre Marcelo de Aquino

Para padre Marcelo de Aquino, reitor da Unisinos, é muito claro o compromisso da ACIST-SL no estímulo ao empreendedorismo, ao viabilizar uma série de atividades para o crescimento empresarial. “Mas em termos de Brasil, o problema é básico: é termos boas maneiras. Boas maneiras ao dizer obrigado, pedir desculpas, respeitar o sinal vermelho; é ser íntegro e honesto nas pequenas coisas. Elas fazem toda a diferença”.

Evento prestigiado

Prestigiaram a cerimônia de posse autoridades como Paulo Kopschina (presidente da Junta Comercial e representante do Governo do Estado), a secretária municipal Danusa Alhandra Silva (Política para Mulheres), Mário Rosito, diretor da Secretaria de Desenvolvimento Econômico), Walter Seewald (presidente do Sindilojas), Olinto Menegon (presidente da CDL São Leopoldo), Fernando Silva de Paula (presidente da Regional Vale do Sinos da Federasul), Douglas Luis Santin (Acis Sapucaia do Sul), Gildo Tavares (CICS Canoas), Andrea Guedes (SESC), Juliano Colombo (SESI), Vilson de Paiva (CICS Portão), Gilberto Brocco (Sinborsul e Fiergs), Marco Copetti (Sebrae Sinos, Caí e Paranhana) e Rodrigo Costa (vice-presidente de Integração da Federasul).

A posse da ACIST-SL também contou com a presença de Fernando Tamujo, presidente do Observatório Social; José Alfredo Nahas, representando a presidência da ONG Parceiros Voluntários; Rosalino Seabra, delegado da 3ª Delegacia de Polícia Regional Metropolitana; Tania Clenice Gomes, do Instituto São Leopoldo 2024; Bibiana Beck Menezes, capitã do 25º Batalhão da Brigada Militar e o tenente coronel Carlos Daniel Schulz Coelho, comandante do 25° Batalhão de Polícia Militar (BPM).

Oldemar Plantikow Brahm é diretor superintendente da Digistar Telecomunicações, localizada no Parque Tecnológico de São Leopoldo (Tecnosinos), onde também é membro da governança, devido ao cargo de presidente do Conselho de Administração do Polo de Informática de São Leopoldo, do qual foi cofundador. Formado em Engenharia Eletrônica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Oldemar tem forte atuação em entidades como a FUNDATEC, ABINEE e SOFTSUL. Na FIERGS, é conselheiro em três grupos da Gerência Técnica e de Suporte aos Conselhos Temáticos (GETEC). Na ACIST-SL, participou de diversas diretorias nos setores da Indústria e da Tecnologia.

Nominata da Gestão 2018/2019:

Conselho Diretor:

  • Presidente: Oldemar Plantikow Brahm (Digistar)
  • Vice-presidente Administrativo: Ivan Renner (Colégio Sinodal)
  • Vice-presidente Financeiro: Luiz Francisco Calgaroto (Calau Contabilidade)
  • Vice-presidente de Comércio: Marcelo Póvoas (Oliva Construções)
  • Vice-presidente de Indústria: Fernando Ribas Beck (Stihl)
  • Vice-presidente de Serviços: Aidê Stürmer Jones (Paralelo 30 Agência de Viagens e Turismo)
  • Vice-presidente de Tecnologia: Siegfried Koelln (SKA Automação de Engenharias)

Conselho Fiscal:

  • Rita Pavoni (presidente da OAB Subseção São Leopoldo)
  • Glauco Pinheiro Machado (Executivo Contabilidade)
  • Tadeu Jacoby (Jacoby Contabilidade)
  • Marco Aurélio Zang (Viação Leopoldense)
  • Eliziane Fogliatto (Fogliatto Contabilidade)
  • Filipe Dias Schuck (Schuck Escritório Contábil)

Diretores:

  • Marcus Lubisco Guazelli (Senac São Leopoldo) – Qualidade
  • Adilson Eduardo Gomes (AG 3 Imóveis) – Patrimônio
  • Madeleine Rossi de Moraes Hilbk (Vila Rica Imóveis)- Relações
  • Maria do Socorro da Cruz Bittencourt (Quality Assessoria e Contabilidade) – Micro e Pequenas Empresas
  • Leila Camargo (Lydians Sistemas de Informação) – Responsabilidade Social
  • Fábio André Schmoeckel
  • (Sicredi) – Economia
  • Cláudio Garcez (Garcez Advogados Associados) – Jurídico
  • André Rotta (República das Cervejas) – Cultura e Turismo
  • Diogo Hahn (Funresoli) – Meio Ambiente
  • Gilso Gotardo (Administrador) – Saúde

Fotos: Divulgação/Acist-SL

Botão Voltar ao topo