Moda & Beleza

Cuidados essenciais com a barba no verão

O estilo barbado caiu no gosto dos brasileiros. Porém, nestes dias de calor, a barba pede cuidados especiais contra a umidade, a oleosidade e os raios solares. Se não for bem cuidada, a barba pode ficar com fios quebradiços, ressecados e opacos. Para te ajudar a cuidar da barba na estação mais quente do ano, a Grecin / Just For Men, com mais de 20 anos de experiência com barbas e bigodes, oferece dicas de cuidados essenciais no verão:

Uso do filtro solar
Os pelos da barba funcionam como proteção natural da pele contra os raios solares, mas este benefício não se estende a todos os barbudos. Aqueles que usam as barbas mais ralas não devem dispensar o uso do filtro solar em toda extensão para proteger a pele. Os homens com barbas mais volumosas estão mais protegidos dos raios solares, mas não devem dispensar o uso da proteção nas áreas que não estão totalmente cobertas por pelos.
Dica: Opte por filtros solares de toque seco, que evitam aumentar a oleosidade da barba e da pele.

Mantenha-se bem hidratado
A ingestão de água é fundamental independente da estação do ano, mas no verão, devido ao calor, o corpo tende a perder uma quantidade maior de água por meio do suor. Para manter a pele, cabelo e barba saudáveis e com boa aparência aumente a ingestão de água no seu dia a dia.
Dica: ter sempre uma garrafa com água fresca ao seu alcance e não esperar para se hidratar apenas quando estiver com sede.

Praia e piscina 
Verão também é sinônimo de férias o que já te leva diretamente para dias de descanso à beira da praia ou piscina, mas fique atento. O sal do mar e os produtos químicos utilizados na água da piscina são os grandes vilões de uma barba saudável e causam uma desidratação severa dos fios. Para evitar esse incômodo adote o óleo para a barba como aliado no verão.
Dica: evite o uso de óleos minerais ou com silicone na composição, pois estes produtos podem ser efetivos em primeiro momento, mas a longo prazo causam um severo ressecamento da barba. Dê preferência para óleos desenvolvidos especificamente para barbas e bigodes.

Penteie a barba
Ao pentear a barba, os fios ficam mais alinhados e abertos, possibilitando a maior circulação do ar, diminuindo a incidência de fungos e bactérias e consequentemente aumentando a sensação de refrescância.

Higienização e hidratação dos fios
Limpar a barba diariamente com produtos é o mandamento número 1 dos barbados. Durante o verão, deve ser colocado em prática com mais frequência a fim de evitar acumulo de sujeira, odor, cravos e espinhas provenientes do suor.
Dica: Em dias muito quentes lave a barba mais de uma vez com o shampoo para a barba e não esqueça do condicionador para hidrata-la na medida certa. É importante optar por produtos específicos para os barbados, pois estes cosméticos são responsáveis por cuidar desde à pele debaixo da barba a fim de evitar cravos, espinhas e pelos encravados ao fio.

Cuidado ao barbear
Devido ao calor, alguns homens migram da barba volumosa para a mais rala no verão, mas esta transição também requer cuidados. Evite usar a lâmina para desenhar a barba logo depois de tomar muito sol, pois a pele fica irritada e as chances de provocar uma lesão são muito grandes.
Dica: para aparar a barba no verão deixe a lâmina um pouco de lado e recorra a tesoura. Se o uso da lâmina for indispensável, hidrate bastante a pele antes de utilizá-la.

Botão Voltar ao topo