NotíciasRio Grande do Sul

Festa da Uva 2019: Candidatas a rainha e princesas visitam Arquivo Histórico

O Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami recebeu as 18 candidatas ao título de rainha e princesas da Festa da Uva 2019 na noite desta segunda-feira (29/01). Na visita, elas tiveram a oportunidade de conhecer histórias e curiosidades sobre a festividade, além de saber mais sobre o trabalho de preservação desenvolvido pelo espaço.

O Arquivo Histórico é responsável pela guarda de um acervo da Festa da Uva que compreende o período entre 1931 e 1975, quando o evento era organizado diretamente pela Prefeitura de Caxias do Sul, antes de se tornar uma empresa. Esse acervo é composto por documentos, fotos e vídeos doados pelo poder público e também pela comunidade. Em 2017 o Arquivo atraiu cerca de quatro mil pessoas interessadas em conhecer mais sobre a história de Caxias do Sul e região.

“Acho importante esse contato das candidatas com a história da festa e do município, pois elas serão representantes da nossa cultura. É importante conhecer a trajetória percorrida até aqui para entender o significado da Festa pra comunidade e, assim, preservarmos o prestígio dela enquanto definidora da cultura local”, pontua o gerente interino do Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami, Mário Alberto Thomazoni.

Para a representante da Comissão Social da Festa da Uva 2019, Fernanda Crosa Remussi, a vivência das candidatas no período pré-concurso é fundamental para que elas criem laços ainda mais fortes com a festa e a comunidade. “Tudo é conhecimento. Creio que a correria do dia a dia muitas vezes inviabiliza a visita a um lugar como o Arquivo. Tenho como um privilégio receber esse conhecimento por meio de visita guiada e de oficina com o manuseio de fotos históricas. Isso torna essa experiência ainda mais enriquecedora”, destaca Fernanda.

O novo trio de soberanas será eleito em maio, durante celebração nos Pavilhões da Festa da Uva. A próxima edição do evento ocorre de 22 de fevereiro a 10 de março de 2019.

Fotos: Mateus Argenta
Imprensa/PMCS

Botão Voltar ao topo