RS

Dia Mundial do Câncer no litoral gaúcho

abami imbé - Dia Mundial do Câncer no litoral gaúcho
Associação Beneficente Amigas da Mama do Litoral (ABAMI do Litoral)

O Dia Mundial do Câncer é celebrado em 4 de fevereiro, marcado por ações que visam reduzir o impacto do câncer no mundo, focado em conscientização para os fatores de risco da doença e a importância do acesso a mecanismos de prevenção, diagnóstico e tratamento da doença. Em alusão à data, o Instituto da Mama do Rio Grande do Sul (IMAMA) e a Associação Beneficente Amigas da Mama do Litoral (ABAMI do Litoral) promoverão diversas atividades como palestras sobre os cuidados com a saúde das mamas, flashmob, sorteio de brindes, distribuição de material informativo, vendas de produtos institucionais e customização de camisetas, no ponto de encontro na praia de Xangri-lá, a partir das 10h.

Ainda, neste final de semana iluminará o Estádio Beira-Rio e a Arena do Grêmio, inclusive durante o jogo do Campeonato Gaúcho de Futebol, quando o Grêmio enfrenta o Cruzeiro. O objetivo é conscientizar a respeito da doença, além de medir o impacto do enfrentamento do câncer no município. A ONG faz parte da rede de ONGs associadas à Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (FEMAMA), membro da União Internacional de Controle do Câncer, que, por sua vez, é criadora do Dia Mundial do Câncer.

A FEMAMA integra o Brasil à campanha global promovendo uma série de iniciativas, entre as quais a ação digital #RecadosContraoCâncer, que consiste em um álbum no Facebook por meio do qual é possível enviar cartões com mensagens de apoio a quem enfrenta a doença e dicas sobre como levar uma vida com menos riscos para o câncer para o público geral. Além disso, a FEMAMA incentiva a iluminação de prédios e monumentos em azul e laranja em diversos estados e promove duas iniciativas que envolvem o envio de ofícios: uma voltada às Secretarias Municipais e Estaduais de Saúde para verificar a disponibilidade do medicamento Trastuzumabe, que deve ser oferecido a partir de 29 de janeiro pelo SUS para pacientes com câncer de mama metastático, e outra voltada às Assembleias Legislativas para agendar debates estaduais sobre diagnóstico precoce, registro compulsório do câncer e acesso a tratamentos adequados.

Para saber mais sobre as ações da data, acesse: www.femama.org.br/diamundialdocancer

Sobre a FEMAMA
A Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama é uma organização sem fins econômicos que trabalha para reduzir os índices de mortalidade por câncer de mama em todo o Brasil, influenciando políticas públicas para defender direitos de pacientes, ao lado de 72 ONGs de apoio a pacientes associadas em todo o país. A FEMAMA foi a primeira instituição a trazer o Outubro Rosa de forma organizada para o Brasil, em 2008, com ações em diversas cidades, em parceria com ONGs associadas.
Conheça nosso trabalho: www.femama.org.br