NotíciasRio Grande do Sul

Feira do Peixe Vivo ocorre na próxima terça-feira na Praça das Feiras

Edição extra do evento será realizada das 8h às 20h

A Secretaria Municipal da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Smapa) promove, na próxima terça-feira (13/02), véspera de Quarta-feira de Cinzas, uma edição extra da Feira do Peixe Vivo. A comercialização será realizada das 8h às 20h, na Praça das Feiras, em Caxias do Sul.

Piscicultores de diversas regiões do município comercializarão espécies como carpa capim, húngara, cabeça grande e prateada; jundiá; bagre e tilápia. Os preços variam entre R$ 9,90 e R$ 15,90 o quilo, de acordo com as cotações de preço do mercado verificadas pela Smapa. Serão ofertados cerca de 700 quilos de cada espécie nas três bancas que participarão da feira.

A edição extra foi criada para alcançar também os consumidores que costumam comer peixe na Quarta-feira de Cinzas. Fernando Vassirini Lahn dos Reis, veterinário da Smapa, estima que a feira seja satisfatória. “Os produtores já solicitam que a feira aconteça na Quarta-feira de Cinzas há muitos anos e sabemos que ainda há muitas pessoas em Caxias do Sul que, por motivos religiosos, evitam comer carne vermelha nessa data. Por isso acreditamos que as vendas estarão dentro do esperado, mas a feira só voltará a acontecer nesta data se o resultado for relevante”, esclarece o veterinário.

Fernando também alerta os consumidores para alguns detalhes importantes em relação à compra de peixes frescos. “O peixe bom para o consumo possui a pele e os olhos brilhantes, escamas e musculatura firmes e cheiro de maresia. É muito importante que todos fiquem atentos a esses detalhes na hora de comprar peixes nesta época do ano”, explica.

A comercialização funcionará junto à Feira do Agricultor e os consumidores poderão utilizar o estacionamento do Largo da Estação gratuitamente.

Botão Voltar ao topo