Saúde

SP está obesa, calva e com bronquite

Médico Paulo Saldiva analisa os problemas tipicamente urbanos em novo livro

A Editora Contexto lança Vida Urbana e Saúde, do médico, professor e pesquisador Paulo Saldiva, que analisa os problemas tipicamente urbanos e como eles impactam a saúde humana. A obra também aborda como uma sociedade civil organizada e políticas públicas viáveis são essenciais para tornar as cidades saudáveis. Em seu livro, o médico faz uma metáfora: se as metrópoles brasileiras, como São Paulo, fossem um corpo humano, ele estaria doente. Obesidade pelo crescimento exagerado; calvície representada pela destruição da cobertura vegetal; bronquite, por anos de inalação de ar poluído.

Vida Urbana e Saúde reúne em 128 páginas um chamado urgente para que a saúde urbana seja pauta de discussão, pois quando as cidades adoecem seus habitantes padecem junto. O autor destaca que, assim como o médico deve pensar na saúde dos seus pacientes – e não apenas em tratar determinada doença –, uma cidade saudável é aquela em que seus cidadãos têm boa qualidade de vida.

O problema atinge grande parte dos brasileiros. Se no mundo 54% da população é urbana, no Brasil esse índice atinge impressionantes 84%. Pelo menos metade da população vive em municípios com mais de 100 mil habitantes. A vida urbana traz novas oportunidades, mas também ocasiona doenças geradas por falta de saneamento, picadas de mosquitos, poluição, violência etc. E estes não são problemas exclusivos das grandes cidades. Também ocorrem nos médios e até em pequenos municípios, quase sempre negligenciados pelo poder público e pelos próprios cidadãos.

Paulo Saldiva é médico patologista. Também é professor da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, com pesquisas em doenças respiratórias, patologia ambiental e antropologia médica. Ciclista por vocação, gaitista por superação e esforço, é apaixonado por São Paulo.

Vida Urbana e Saúde – Os Desafios dos Habitantes das Metrópoles

Autor: Paulo Saldiva
Páginas: 128
Preço: R$ 27,00
Editora Contexto

Botão Voltar ao topo