Variedades

Aproveite o tempo livre do Carnaval para colocar a leitura em dia

Que tal aproveitar o Carnaval para colocar a leitura em dia? A sugestão pode parecer estranha, já que muita gente gosta de cair na folia. Mas quem prefere ficar longe da agitação pode deixar os seus momentos de descanso bem prazerosos ao lado de um bom livro.
De acordo com a quarta edição da Pesquisa Retratos da Leitura no Brasil – encomendada pelo Instituto Pró-Livro ao Ibope Inteligência, quando o assunto é o que gosta de fazer no tempo livre, a leitura ficou em 10º lugar. Perdeu para assistir televisão (73%), ouvir música (60%), usar a internet (47%), reunir-se ou sair com amigos e família (45%), ver vídeos ou filmes em casa (44%), usar o Whatsapp (43%), escrever (40%), usar Facebook, Twitter ou Instagram (35%).
Os não leitores disseram que a falta de tempo é a principal razão por não lerem (32%), seguida por não gostar (28%), não ter paciência (13%), preferir outras atividades (10%) e ter dificuldades para ler (9%).
Então, que tal aproveitar o Carnaval para ler mais? Escolha temas que sejam do seu interesse, reserve tempo para ler, descubra novas aventuras e aprendizados por meio da leitura.

Sobre o Instituto Pró-Livro: O Instituto Pró-Livro (IPL) foi criado no final de 2006 pelas entidades do livro – Abrelivros, CBL e SNEL, com o objetivo principal de fomento à leitura e à difusão do livro. Iniciou suas atividades em 2007. As entidades do livro, representando a cadeia produtiva, fundaram o Instituto Pró-Livro assumindo o compromisso de responsabilidade social junto a representantes do governo e sociedade civil, para a promoção de ações de fomento à leitura, orientado pela missão de transformar o Brasil em um país de leitores. O IPL realiza periodicamente a pesquisa Retratos da Leitura do Brasil, maior e mais completo estudo sobre o comportamento do leitor brasileiro, para avaliar impactos, orientar políticas públicas do livro e da leitura, promover a reflexão e estudos sobre os hábitos de leitura do brasileiro e, desta forma, melhorar os indicadores de leitura e o acesso ao livro. www.prolivro.org.br.

Botão Voltar ao topo