Depois de seis anos na estrada, o pequeno espetáculo de Teatro de Figuras tem uma temporada continuada e inédita em Porto Alegre. Serão oito apresentações entre este domingo (18) e o outro (25). De terça (20) a sábado (24) será na Casa de Cultura Mario Quintana.
O Teatro da Caixa
Pequeno e minimal, mas com camadas de recursos, O Teatro de Caixa mistura as linguagens do teatro lambe-lambe ao toy theatre, conduz a plateia pelos espaços do teatro, põe cinco pessoas a ouvir uma história em fones de ouvido e outras tantas a assistir tudo isso.
A performance instiga e coloca o espectador em cena, constrói uma armadilha dramatúrgica e no fim insere o público nas aventuras do contador de histórias Valentin. Adaptado do conto Os Músicos de Bremen, dos Irmãos Grimm, o espetáculo acontece a partir da manipulação de figuras dentro de uma caixa que, ora parece uma máquina, ora parece um antigo brinquedo.
Desde a estreia em 2011, a performance participa de diversos festivais pelo Brasil e também integra projetos de caráter internacional. A pesquisa que começou em 2007, rendeu convites que mantiveram o espetáculo circulando por São Paulo nos últimos dois anos e agora, de volta à terra natal, surge um momento único e oportuno para aqueles que ainda não estiveram em contato com este teatro que desconhece barreiras e abriga o extenso universo da imaginação.
FICHA TÉCNICA
Atuação: Rudinei Morales | Direção: Liane Venturella | Trilha Sonora Original: Álvaro RosaCosta | Fotografia: Alexandre Oguido.
PROGRAMAÇÃO
- Domingo (18), das 12h às 13h30 | Brique da Redenção (Rua José Bonifácio – próximo à Travessa da Paz – Área dos Antiquários);
- Segunda-feira (19), das 18h às 19h30 | Praça do Aeromóvel (Orla do Guaíba);
- Terça-feira (20), das 18h às 19h30 | Jardim Lutzemberger (5º andar da Casa de Cultura Mario Quintana);De terça-feira (20) a sábado (24), das 18h às 19h30 | Travessa dos Cataventos da Casa de Cultura Mário Quintana;
- Domingo (25), das 12h às 13h30 | Brique da Redenção (Rua José Bonifácio – próximo à Travessa da Paz – Área dos Antiquários).