Entre os municípios brasileiros, Caxias do Sul se destaca na 37ª posição no ranking das 100 melhores cidades em questões de saneamento básico do país, conforme o Instituto Trata Brasil. Em nível de estado, Caxias ocupa a 2ª colocação entre as seis cidades gaúchas que aparecem na classificação, ficando atrás apenas de Porto Alegre.
O diretor-presidente do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae), Giovani Zappas, considera importante a colocação do município, mas avalia que ainda pode ser melhorada. “Este é um número considerável e que pode ser comemorado. Porém, temos muito para melhorar e evoluir, investindo na estrutura do saneamento de Caxias do Sul”, opina.
A autarquia lembra que no mês de janeiro foram celebrados os 11 anos da entrada em vigor da Lei Federal nº 11.445, de 2007, que estabelece diretrizes para o saneamento básico. O serviço considera abastecimento de água potável, esgotamento sanitário, drenagem e manejo das águas pluviais, limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos.
Segundo o Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), no ano de surgimento da Lei, 42% da população era atendida por redes de esgoto. Até 2015, ano mais recente em que a pesquisa foi divulgada, o índice aumentou para 50,3%.
O município possui 41 bacias mapeadas, 10 estações de tratamento de esgoto e 71 Sistemas Locais de Tratamento de Esgoto (SLTE), tratando cerca de 300 litros de esgoto por segundo e abrangendo grande parte do perímetro urbano da cidade.
Tratamento de Esgoto
Tratando esgoto desde 1996, o Samae tem em sua história um trabalho voltado à manutenção dos recursos hídricos da nossa cidade.
Em 2017, estão em operação 10 Estações de Tratamento de Esgoto e mais de 70 Sistemas Locais de Tratamento de Esgoto que compõe o Sistema de Esgotamento Sanitário do Samae, tratando cerca de 300 litros por segundo, e abrangem todo o perímetro urbano da cidade. No interior, porém, o sistema de fossa e filtro ainda é o mais indicado, levando em conta a relação custo – benefício.
Além disso, o Samae está implementando ações que visam atender a Resolução 355/2017 do Conselho Estadual do Meio Ambiente (CONSEMA), que define os parâmetros para tratamento e emissão de esgoto doméstico.
Medidas, como estas e tantas outras, que fazem de Caxias do Sul a primeira cidade do Estado nos índices de saneamento, e referência nacional no segmento.
Informações do SAMAE/PMCS