Rio Grande do Sul

Sema reconhece nova unidade de conservação no RS

A Secretaria do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema) confirmou o cadastramento do Parque Natural Municipal dos Morros, de Santa Maria, no Sistema Estadual de Unidades de Conservação (UCs). Com a decisão, o Rio Grande do Sul passa a contar com 26 unidades de conservação municipais registradas no sistema estadual. Localizado no norte do município de Santa Maria, o Parque Natural Municipal dos Morros tem uma área de 151 hectares que integra os biomas Pampa e Mata Atlântica.

Segundo o coordenador do Sistema Estadual de UCs, Daniel Slomp, trata-se de uma área protegida por lei, com alto valor ambiental e paisagístico. “Essa região proporciona a interpenetração da fauna e da flora desses biomas, resultando em uma rica biodiversidade local. Além disso, o Parque dos Morros configura-se como uma das áreas prioritárias para a conservação do bioma da Mata Atlântica no Rio Grande do Sul”, ressaltou.

Sistema Estadual de Unidades de Conservação

A Sema é responsável pela coordenação do sistema que reúne todas as UCs do RS. É o órgão que recebe a demanda, avalia a situação e autoriza o cadastramento de novas unidades. Os municípios que têm UCs devem encaminhar pedido de validação junto à Sema. A partir do cadastramento, o município fica apto a receber repasses de compensação ambiental e ter acesso a recursos de fundo de meio ambiente.

Botão Voltar ao topo