Saúde

Quais os exames de um check-up preventivo completo?

Os cuidados com a saúde merecem atenção o ano inteiro. Para garantir uma vida saudável, além de manter uma dieta equilibrada e praticar atividades físicas regulares é importante ter acompanhamento médico e realizar um check-up preventivo completo, anualmente. Nesta época do ano, por exemplo, o HCor – Hospital do Coração registra aumento de 30% na procura pelos exames oferecidos pelo Clinic Check-up.

O ideal é que a bateria de exames seja realizada a partir dos 30 anos, tanto para homens quanto para mulheres. “Esta avaliação engloba exames físicos, clínicos e laboratoriais capazes de detectar os principais fatores de risco de doenças cardiovasculares, como hipertensão, infarto e AVC, por exemplo”, explica o cardiologista César Jardim, responsável pelo Clinic Check-up HCor. “Além de possibilitar o diagnóstico precoce de diferentes tipos de doenças, essa medida nos ajuda a corrigir alguns hábitos prejudiciais à saúde”, completa.

Publicidade

Exames fundamentais
Mas, afinal, quais são os exames essenciais? Há uma lista básica de exames, segundo conta Dr. Jardim, e outros são acrescentados de acordo com a idade, as condições e o histórico familiar de cada paciente. Confira os mais indicados e inclua em sua lista de metas a serem cumpridas neste e nos próximos anos.

Pressão arterial: indicado a partir dos 18 anos, o exame diagnostica a hipertensão.

Hemograma: realizado desde a infância, analisa o estado geral do sangue e do sistema imunológico.

Publicidade

Colesterol e glicemia: são testes sanguíneos que avaliam se há alteração nos níveis de gordura e de açúcar no sangue, o que permite flagrar se há formação de placas que obstruem os vasos e se há propensão ao diabete.

Eletrocardiograma e teste ergométrico: ambos apuram o risco cardiovascular, inferindo a presença de entupimento nas artérias. Estes testes são obrigatórios a partir dos 30 anos.

Ecocardiograma: é o ultrassom do coração. A partir dos 30 anos, é importante realizado anualmente para avaliar a capacidade de contração do músculo alertando para possíveis disfunções.

Etiquetas
Publicidade

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Fechar