Google Fashion Trends 2018

O Google apresentou a edição Outono-Inverno 2018 do Google Fashion Trends, pesquisa com dados inéditos sobre o comportamento do consumidor e as tendências identificadas a partir de buscas feitas no Google quando o assunto é moda. A moda é a categoria de e-commerce mais vendida em volume por cinco anos consecutivos, segundo o Ebit, alcançando R$ 9,7 bilhões no ano passado e com previsão de atingir R$ 11,2 bilhões em 2018.

O levantamento deste ano mostra que o perfil do consumidor mudou, se tornando mais imediatista e focado no on-line, uma vez que 79% deles esperam encontrar informações rapidamente quando procuram algo em seus smartphones e 92% gastam mais tempo pesquisando on-line sobre uma marca ou produto do que em uma loja física. A decisão de compra é baseada, para 80% dos consumidores de e-commerce, no tempo de entrega e para 81% deles no custo do frete também. A maioria deles (75%) se interessa por comprar on-line e retirar na loja. O impacto do digital nas vendas das lojas físicas é estimado em 28% neste ano, alcançando R$ 46 bilhões.

Confira abaixo alguns insights:

  • “Look de inverno” é 6,9 vezes mais buscado que “look de verão”
  • Buscas por roupas esportivas cresceram 213% nos últimos dois anos, enquanto as buscas por roupas em geral cresceram 74%
  • Buscas por calçados esportivos cresceram 268% nos últimos dois anos e as buscas por calçados em geral cresceram 113%
  • Botas tiveram 30 milhões de buscas entre abril e julho de 2017. Na categoria feminina, destaque para os modelos over the knee, coturno e botinha, já para os homens, coturno, moto e montaria/country ficaram entre as primeiras
  • Botas com cano alto dominaram 54% das buscas, enquanto com salto ficaram com 88%Salto grosso teve um crescimento de 97% e salto fino de 91%.
  • Hit nos Estados Unidos, a bota prateada também foi sucesso nas buscas brasileiras com crescimento de 152% em janeiro/2018, em comparação a janeiro/2017.
  • Outro modelo de bota que promete ser destaque no inverno brasileiro são as sock boots, ou bota meia, que apresentaram crescimento de 1500% emjan/18 vs. jan/17, ou32% de aumento quando comparado com o pico de 2017 – mesmo estando ainda na sazonalidade de verão (fraca para botas).
  • Meia arrastão’ apresentou um crescimento de 564%, já ‘meia invisível’ teve um aumento de 142% e ‘meias divertidas’ cresceram 139% na busca.
  • Alguns dos itens que apresentaram mais crescimento foram:
    • Jaqueta puffer: 2500%
    • Vestido midi: 86%
    • Vestido de veludo: 700%
    • Mom jeans: 727%
  • Veludo foi o tecido da vez no inverno passado, com crescimento de 300%, já neoprene ficou com 72% e moletom com 52%. Os três materiais devem continuar em destaque para o inverno 2018.
  • Itens de veludo apresentaram os seguintes crescimentos:
    • Calça: 104%
    • Blusa: 1200%
    • Shorts: 1045%
    • Vestido: 700%