Esportes

Tóquio 2020 apresenta seus mascotes

Alunos de aproximadamente 17 mil escolas do ensino fundamental do Japão participaram da escolha das mascotes dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2020

Os projetos vencedores foram oficialmente revelados nesta quarta-feira, dia 28, pelo Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio 2020, depois dos alunos do ensino fundamental em todo o Japão e nas escolas japonesas no exterior escolheram seus favoritos de uma lista restrita de três conjuntos de projetos.

Os projetos vencedores vieram de Ryo Taniguchi, de 43 anos, designer gráfico da Fukuoka, no sul do Japão. Seus personagens – azul escuro para os Jogos Olímpicos e rosa de cerejeira para os Jogos Paralímpicos – esforçaram-se para combinar valores tradicionais com um aspecto futurista, reforçando o conceito de “inovação de harmonia” que é o cerne da visão de marca para Tóquio 2020.

O Painel de Seleção de Mascotes escolherá os nomes para as mascotes vencedores em um futuro próximo, antes de fazer sua estreia oficial em julho ou agosto de 2018. 205.755 alunos em 16.769 escolas participaram da votação, com o vencedor recebendo 109.041 votos. “Os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio 2020 finalmente têm suas mascotes”, disse Ryohei Miyata, presidente do Painel de Seleção Mascote. “Não posso esperar para ver esses dois personagens ganharem vida nos estádios, nas ruas e na TV. As crianças selecionaram duas mascotes que incorporam tradição antiga e nova inovação. Eu acredito que esta é uma excelente escolha, uma vez que a visão de marca de Tóquio 2020 é “Inovação da Harmonia”, o que implica que a inovação ocorrerá quando o antigo e o novo de Tóquio e Japão se juntem”.

O processo de votação da mascote faz parte do programa educacional nacional de Tóquio 2020, que pretende levar os Jogos Olímpicos e Paralímpicos a escolas em todo o Japão e permite que os alunos participem de iniciativas educacionais ligadas aos Jogos. Ao encorajar a discussão das mascotes nas aulas, o processo de votação ajudou as crianças a aprender sobre os valores dos Movimentos Olímpicos e Paralímpicos.

Os mascotes vencedores também serão proeminentes em um novo site educacional (https://education.tokyo2020.org/) lançado por Tóquio 2020 em 28 de fevereiro, que é direcionado especificamente para crianças, estudantes e professores em escolas do Japão.

Inicialmente apenas em japonês (uma versão em inglês deve ser lançada em março de 2018), o site apresentará atividades interativas para crianças, incluindo aulas de inglês e notícias on-line gratuitas sobre os Jogos de Tóquio 2020, bem como materiais educacionais olímpicos e paralímpicos para professores. O objetivo geral será fazer com que os alunos participem dos Jogos, aprendendo mais sobre os Movimentos Olímpicos e Paralímpicos e participando mais no esporte.

Botão Voltar ao topo