Porto Alegre

TEDxPortoAlegre acontece na Fundação Iberê Camargo

No dia 22 de março (quinta-feira), das 09h às 13h, a Fundação Iberê Camargo recebe o TEDxPortoAlegre, que abordará o tema Plasticidade Destrutiva: perspectivas sobre realidades em colapso. Nesta edição, entre os nomes que subirão ao palco do TEDxPortoAlegre estão a jornalista Eliane Brum, o filósofo Rodrigo Duarte, o músico e escritor Castello Branco, a escritora Veronica Stigger, o professor Rodrigo Nunes, o jornalista e curador Leo Felipe e o filósofo, escritor e blogueiro Moysés Pinto Neto.

O trabalho da filósofa francesa Catherine Malabou foi a principal influência para a escolha do tema desta edição do TEDxPortoAlegre, que tem a curadoria de Bernardo José de Souza, também curador da Fundação Iberê Camargo. Há alguns anos, a filósofa vem investigando as repercussões que o “esquema-motor” da plasticidade desempenha na filosofia. Tanto em termos de autores quanto de temáticas – biologia, antropologia, neurociências, psicanálise e filosofia política –, o conceito vem abrindo surpreendentes possibilidades. Em seus últimos dois trabalhos, Le nouveaux blessés e Ontologia do Acidente: ensaio sobre a plasticidade destrutiva (Cultura e Barbárie, 2014), Malabou explora a potencialidade destrutiva e analisa a capacidade de metamorfose do ser, a partir de eventos súbitos, que podem ser de qualquer ordem. Para ela, a destruição pode dar vida a uma nova forma, uma nova identidade. Este conceito norteará a fala dos palestrantes no dia 22. Ao final do evento, o curador Bernardo de Souza oferecerá uma visita guiada às exposições em cartaz – Unânime Noite e Sol Preto – para todos os participantes.

O que é o TED
Dedicado a espalhar ideias que merecem ser compartilhadas, o TED é uma organização não lucrativa criada em 1984. Com formato que permite palestras curtas, mas poderosas, o TED circula o mundo disseminando iniciativas inspiradoras. O TEDx (onde x = evento TED organizado de forma independente) é um programa de eventos locais auto organizados. Geralmente nos eventos TEDx, os vídeos do TEDTalks e os speakers (palestrantes) usam o palco para compartilhar histórias. O TED tem um canal no Youtube com quase 10 milhões de inscritos, onde são disponibilizadas as palestras dos eventos.

Serviço
TedXPorto Alegre – Plasticidade Destrutiva: perspectivas sobre realidades em colapso
Com Eliane Brum, Rodrigo Duarte, Castello Branco, Veronica Stigger, Rodrigo Nunes, Leo Felipe e Moysés Pinto Neto

  • Curadoria: Bernardo José de Souza
  • Dia 22 de março, das 9h às 12h
  • Local: Átrio da Fundação Iberê Camargo
  • Inscrições gratuitas pelo site www.tedxportoalegre.com. Vagas limitadas
  • Endereço: Fundação Iberê Camargo – Avenida Padre Cacique, 2000
  • Site: www.iberecamargo.org.br
Botão Voltar ao topo