Rio Grande do Sul

Projetos de investimentos superiores a R$ 9,5 bilhões estão em execução no Estado

Alternativas para que empresas de diversos setores e tamanhos utilizem ferramentas do Estado para o desenvolvimento econômico foram apresentadas, na quarta-feira (7), pelo secretário Márcio Biolchi em Xangri-Lá. Segundo ele, a Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (Sdect) busca compartilhar informações em diferentes regiões para apoiar empreendedores gaúchos e atrair novos investimentos.

Em apresentação feita na Câmara de Vereadores, Biolchi destacou que há casos de empresas que deixam de utilizar instrumentos que estão à disposição do setor privado por falta de informações sobre programas que incentivam, por exemplo, a união de empresas em Redes de Cooperação.

O secretário destacou a Sala do Investidor, que articula diferentes órgãos do Estado para auxiliar na condução de projetos privados. Desde 2015, projetos estimados em R$ 9,5 bilhões entraram em operação ou estão em obras no Rio Grande do Sul, com geração de mais de 15 mil empregos.

Todos foram incluídos na Carteira de Projetos da Sala do Investidor, sendo objeto de reuniões com diferentes órgãos públicos até a sua concretização.​

O secretário também mencionou a importância do Fundopem e do Integrar, programas que financiam parte do imposto devido pelas empresas, auxiliando na consolidação de novos negócios na área industrial. “São instrumentos consolidados, com legislação ou programas específicos executados há vários anos e que fazem da política de desenvolvimento do Estado uma das mais estruturadas do país”, informou.

Biolchi explicou que “não há necessidade de o empreendimento ser grande, pois há soluções para empresas pequenas e médias, como, por exemplo, por meio das linhas operadas por três bancos públicos – Banrisul, BRDE e Badesul”.

Estiveram presentes ao encontro o vice-prefeito de Xangri-Lá, Érico Jardim, o presidente da Câmara de Vereadores, Valmir Dall’agnol, além de entidades e empresários da região.

Informações da Sdect/GERS

Botão Voltar ao topo