Saúde

Problemas na audição ou fala podem afetar desempenho escolar

Com a volta às aulas, os pais precisam ficar atentos a muitos detalhes na vida dos filhos. De acordo com uma pesquisa online, cobrar pontualidade, empenho e resultados são as principais atitudes dos adultos no que diz respeito aos estudos das crianças. Mas é preciso observar outros detalhes. Se o seu filho vai mal na escola, o problema pode ir além de uma simples falta de atenção.

Drª Tania Sih, presidente do 10º Simpósio Internacional de Otorrinopediatria da Associação Interamericana de Otorrinolaringologia Padiátrica (IAPO) e professora da faculdade de medicina da USP, alerta para o problema: “muitas vezes a questão do baixo desempenho na escola não é só preguiça ou hiperatividade. Algumas crianças têm problema na audição ou na fala e os pais não percebem”, alerta a especialista.

Como são muitas as variáveis dentro do processo auditivo e da fala que podem influenciar no desenvolvimento escolar de uma criança, o ideal é que os pais procurem um médico especializado para receber um diagnóstico correto ou até mesmo descartar qualquer problema.

De acordo com um levantamento mundial, 40% dos atendimentos pediátricos são decorrentes de problemas corriqueiros de ouvido, nariz e garganta. Devido a este  alto índice, otorrinolaringologistas; pediatras; pneumologistas; infectologistas; e fonoaudiólogos se reunirão em São Paulo para discutir sobre melhorias nos tratamentos clínicos e debater sobre técnicas cirúrgicas no 10º Simpósio Internacional de Otorrinopediatria da IAPO, que acontecerá entre os dias 23 e 25 de março, no Centro de Convenções Frei Caneca. O evento contará com 80 palestrantes internacionais. Ao todo, mais de 120 especialistas participarão do Simpósio.

Botão Voltar ao topo