Saúde

Falhas de memória e raciocínio podem ser revertidas

Dificuldade em fixar novas informações por conta da avalanche de dados, estresse e cansaço mental tanto na vida profissional quanto pessoal são algumas das queixas mais frequentes do mundo contemporâneo.

De olho nessa crescente demanda por terapias e tratamentos direcionados a essa realidade, o Kurotel– Centro Médico e Spa de Longevidade de Gramado desenvolveu um programa destinado ao cuidado da mente de forma mais direta com o cérebro. “Percebemos muitas pessoas cansadas, esgotadas com o seu trabalho e até com sua rotina pessoal e que buscavam simplesmente ‘sair de circulação’. Isso sinalizou para a necessidade de ajudar ainda mais o cliente no encontro de alternativas para uma vida com qualidade e, principalmente, adaptadas à sua realidade e necessidades”, afirma a médica Mariela Silveira, diretora do Kurotel.

Segundo o psicólogo Francisco da Costa, há quem conviva com o problema durante anos, sem buscar soluções diferentes. “ necessidade de uma visão mais espirituosa e produtiva no trabalho e na vida pessoal, o desequilíbrio entre a vida pessoal e o trabalho são questões endereçadas nas atividades deste programa, que é uma novidade e também uma oportunidade para cuidar da mente”, complementa o especialista.

Como a memória é complexa, seu cuidado também requer o olhar de diferentes pontos de vista. Os aspectos fisiológicos e de funcionamento do cérebro ficam sob os cuidados médicos neurológicos e geriátricos. Exames complementares são solicitados para avaliar se o déficit é decorrente de doença com comprometimento do Sistema Nervoso Central ou oriundos do estresse e burn out (esgotamento mental). Na avaliação completa da memória são aplicados testes e instrumentos neuropsicológicos, com o objetivo de se estabelecer um perfil de funcionamento da memória de cada pessoa. É importante este conhecimento, pois a partir dele pode-se trabalhar para estimular e melhorar a qualidade do seu funcionamento. Desta forma, fornece orientações adequadas em nível preventivo, terapêutico e de encaminhamentos, quando necessário.

Dependendo da causa, muitas vezes, é possível reverter falhas na memória e no raciocínio. Nesses casos pode-se lançar mão de algumas ferramentas, como o chamado “fitness neuronal”, técnicas de relaxamento e mindfulness, fisioterapia cognitiva, ajuste nutricional e apoio medicamentoso – em algumas situações -, entre outras.

Botão Voltar ao topo