Saúde

O que fazer nos acidentes domésticos com crianças

Com os pequenos em casa, é preciso redobrar a atenção para evitar alguns acidentes domésticos. Segundo estimativas do Ministério da Saúde, todo ano mais de 120 mil crianças são hospitalizadas por causa de acidentes ou lesões não intencionais. Aspirações de objetos estranhos, afogamentos e quedas lideram o ranking dos atendimentos de crianças de 1 a 4 anos nos prontos-socorros nesta época do ano.

Medidas preventivas simples e eficazes, além de noções básicas de primeiros socorros podem fazer toda diferença na hora de lidar com algum acidente envolvendo as crianças. Para Abrão Cury, cardiologista do HCor – Hospital do Coração, adotar uma cultura de prevenção dentro de casa ajuda a evitar cerca de 90% dos acidentes. “É importante que os pais adaptem a casa e os espaços em que as crianças vivem e brincam, adotando dispositivos de segurança em escadas, quinas de móveis e piscinas, por exemplo”, orienta.

Confira algumas dicas importantes e saiba como agir em casos de emergência.

Engasgos
Nestes casos, segundo o cardiologista do HCor, se a criança não desengasgar sozinha, os pais devem abraçar o filho pelas costas, na altura do peito, e fazer pequenas compressões com as mãos. Isso facilitará a saída do objeto ou alimento. Caso a criança esteja inconsciente, o ideal é chamar, imediatamente, uma ambulância.

Afogamento
Baldes, vasos sanitários e banheiras também são os vilões do afogamento. Evite deixar os pequenos próximos a estes objetos sozinhos. Em caso de inconsciência, as manobras de reanimação no afogamento devem priorizar as compressões torácicas.

Queimaduras
Dr. Cury alerta: “Jamais utilize técnicas caseiras, como pasta de dente, café ou manteiga na área ferida. Apenas lave com água fria e corrente”. Se surgir bolhas, mantenha-as, pois elas são a proteção natural da área queimada. O tratamento deve ser feito por um profissional de saúde especializado.

Quedas
Certifique-se de que não houve fraturas e faça uma compressa de gelo. Observe se a criança está pálida, consciente ou se há alterações no comportamento, como sonolência ou agitação excessivas. Se isso acontecer, a orientação é que seja feita uma avaliação médica para descartar possíveis lesões mais graves.

Fraturas
Se há a suspeita de fraturas – se a região apresenta inchaço anormal -, o mais correto é manter a criança deitada e imobilizada, evitando ataduras muito apertadas, e procure atendimento médico especializado com urgência.

Cortes
A primeira coisa a ser feita é lavar a área com água e sabão. Para estancar o sangramento, faça pequenas compressões no local com o auxílio de um pano ou gaze. Em casos mais graves, o atendimento deve ser feito por um médico para que o controle do sangramento seja realizado da forma correta.

Botão Voltar ao topo