Variedades

Depois das chamas, vida volta a pulsar na Chapada dos Veadeiros

Uma semana após a reabertura do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros (GO), a natureza começa a dar sinais de recuperação. O local que foi alvo de um dos maiores incêndios da história, teve atingido 66,014 mil hectares, o equivalente a 28% do total da unidade de conservação.

Moradores e voluntários começam a registrar o retorno de animais silvestres às áreas visitadas do parque. Na manhã desta segunda-feira (06), uma espécie de pavão silvestre voltou a ser visto nas redondezas da Pousada Inácia, um dos conhecidos santuários ecológicos da entrada do parque nacional e que, por pouco, não é alvo das chamas. Pouco mais cedo uma arara-canindé e um casal de tucanos também foram vistas nas proximidades da propriedade.

Mutirões chegaram a serem organizados por veterinários e biólogos para resgatar espécies silvestres dos incêndios e até mesmo conscientizar motoristas sobre os limites de velocidade a fim de evitar atropelamentos de bichos em fuga. No total, foram mais de 500 pessoas, entre brigadistas, bombeiros e anônimos, voltadas ao combate às chamas. Moradores e voluntários são favoráveis às ações prévias de conscientização, de proteção do meio ambiente e capacitação, para que sejam constantes e não terminem com a extinção do fogo.

Exemplo é a Rede contra Fogo, organização da sociedade civil que reuniu mais de 200 voluntários para conter as chamas e que abriu uma campanha para o pós-incêndio no parque. Pela internet, a rede pretende arrecadar R$ 574.710 para organizar e capacitar oito brigadas voluntárias regionais, compostas por 12 pessoas cada. O grupo já arrecadou mais de R$ 450 mil. O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros funciona de terça a domingo. Em casos de feriados na segunda-feira, a unidade de conservação permanece aberta na data e fecha no primeiro dia útil subsequente. Em janeiro e julho, meses de férias escolares, o parque fica aberto durante todos os dias.

A entrada é das 8h às 12h e a saída, até as 18h. Na entrada, o registro dos visitantes é feito mediante o preenchimento do Termo de Conhecimento de Riscos e Normas.

Posts relacionados

Botão Voltar ao topo